Boa Noite!
A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, anunciou em seu blog que está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto em parceria com o governo Chinês. A nova distribuição se chamará Ubuntu Kylin e tem lançamento previsto para abril desse ano. O projeto é parte do planejamento chinês para, nos próximos 5 anos, promover e acelerar o desenvolvimento de softwares de código aberto que não dependam do ocidente.
Canonical e governo chinês prevêm lançar o Ubuntu Kylin em abril(Foto: techtudo-ubuntu)
A parceria prevê, inicialmente, o desenvolvimento do sistema para desktops, que contenham recursos específicos para o mercado local. Dentro do projeto está a integração de algumas das aplicações mais utilizadas na China, como o Baidu mapas, o serviço de compras Taobao e o de pagamentos por bancos chineses.
O governo tem planos de expandir a quantidade de aplicações desenvolvidas com a Canonical, aplicando Ubuntu para servidores, celulares e até para serviços de nuvem. Esta seria uma reação à constatação do domínio do Android como sistema operacional móvel mais popular no país, segundo relatório apresentado pelo Ministério Chinês de Indústria e Tecnologia da Informação.
Esta não é a primeira parceria entre Canonical e governos. No Brasil, por exemplo, ela tem contratos com Ministério da Educação (MEC), Serpro e com a Empresa de Tecnologia da Previdência Social (DATAPREV). Esta última homologou, recentemente, o uso de Ubuntu Server em seus servidores de aplicação.
Qual é o melhor sistema operacional? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!
Via The Verge
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/03/china-esta-desenvolvendo-um-sistema-operacional-estatal-baseado-no-ubuntu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário