Bom Dia!
O designer Dong Man Joo partiu de uma premissa bem interessante para criar o conceito Volkswagen Zaire. A ideia central do projeto é criar um carro que, em 2035, seja confortável para que as equipes de fotógrafos da National Geographic possam percorrer a África registrando a vida selvagem com segurança e praticidade.
Designer propõe carro para todos os terrenos em 2035 (Foto: Divulgação)
Para encarar rios, rochas, lama, inclinações e todos os tipos de obstáculos que a savana possa reservar em seu caminho, o Zaire usa uma tecnologia interessante: rodas magnéticas, que utilizam o princípio das lagartas usadas nos tanques e blindados militares.
Ao rodar sobre lagartas independentes, o carro tem mais tração para superar terrenos como o gelo, por exemplo. Ao passar sobre rochas, as lagartas permitem que a roda se deforme para encaixar nas saliências da pedra, aumentando, assim, a área de contato da roda e permitindo uma maior aderência.
De acordo com o designer, o Zaire tem espaço para cinco pessoas e o seu desenho é cheio de arestas para favorecer o ângulo de visão dos ocupantes, que, em tese, seriam fotógrafos ou pesquisadores. Outro detalhe do veículo é o seu assento, que pode ser elevado a até 10 metros de altura, permitindo aos passageiros uma ampla visualização do ambiente ao seu redor.
Zaire seria a solução ideal para fotógrafos que trabalham em ambientes selvagens (Foto: Divulgação)
Visto de cima, o carro lembra um hexágono e os espaços para as janelas se assemelham às seteiras de antigos bunkers e fortificações militares. Segundo o seu criador, essas referências se adéquam à proposta do carro, de favorecer ampla visão do exterior, ao mesmo tempo que mantém seus ocupantes protegidos.
Via Yanko Design.
Nenhum comentário:
Postar um comentário