Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Feliz aniversário, Douglas Adams! Confira 13 fatos que você provavelmente não sabia sobre o escritor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”





Boa Tarde!






O homenageado no doodle do dia não é um estranho a quem se considera nerd: Douglas Adams, que faria 61 anos hoje, é o inventor de uma das séries de ficção científica mais nonsense e engraçadas da história, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mesmo quem nunca ouviu falar desse britânico de humor peculiar, já deve ter ouvido falar do Dia da Toalha, também chamado de Dia do Orgulho Nerd, que é comemorado no dia 25 de maio. Todo mochileiro que se preze sabe que a toalha é um item indispensável para levar na mochila.


Selecionamos treze curiosidades sobre a vida o universo e tudo mais do aniversariante de hoje. Confira:


1. O talento para a escrita sempre esteve na vida de Douglas Adams. Aos 12 anos, seus professores já reconheciam que era um grande escritor. Em todos os sentidos: Adams também era excepcionalmente alto, e nessa idade já media 1,83 m. Na vida adulta, passou a medir 1,96.


2. Apesar de querido pelos professores, Adams costumava passar raspando na maioria das matérias durante a faculdade. Ele via o ambiente acadêmico como uma oportunidade para melhorar suas habilidades no humor, não exatamente nos estudos. Acabou chamando a atenção de Graham Chapman, do Monty Python, e foi chamado para começar uma parceria.


3. Enquanto a carreira de escritor não decolava, Adams trabalhou como guarda-costas de milionários. Abandonou o ofício quando foi chamado para trabalhar na rádio da BBC.


4. A primeira obra de Adams não foi a série que o tornaria famoso, e sim um dicionário de palavras inventadas, “The Meaning of Liff”. Juntamente com John Lloyd, escreveu o segundo volume, “The Deeper Meaning of Liff”.


Teste: Você sabe tudo sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias?


5. Apaixonado por música, Adams era considerado um bom guitarrista. Ele também costumava ouvir a mesma canção repetidas vezes quando estava com problemas em preencher a próxima página de seus livros. Enquanto escrevia “O Restaurante no Fim do Universo”, ficou obcecado por One Trick Pony, de Paul Simon. Em “O Guia…”, o primeiro livro da série mundialmente famosa, Marvin canta um trecho de outra música que ocupava espaço especial no coração do autor: Shine On You Crazy Diamond, do Pink Floyd.


6. Douglas Adams era um fã dedicado de Beatles. Em “Salmon of Doubt”, um livro de crônicas e ensaios de Adams publicado depois de sua morte, o escritor fala sobre sua paixão pela banda durante a adolescência. “Eles eram a coisa mais empolgante do universo”. Em ”A Vida, o Universo e Tudo Mais”, o nome de Paul McCartney faz aparições esporádicas na história.


7. O tradutor automático do Altavista, uma antiga página de busca, chamava-se Babel Fish (ou Peixe-Babel) em homenagem a Douglas Adams. O autor sabia disso – inclusive fez diversas parcerias com a empresa.




Adams como o cirurgião Emile Koning, no episódio The Light Entertainment War


8. A amizade com o grupo Monty Python lhe rendeu vários esquetes e episódios, como muita gente sabe. É fato menos conhecido que Adams também atuou em alguns episódios filmados – e que sua primeira participação aconteceu no episódio número 42 da série Monty Python’s Flying Circus. Coincidência?


9. Adams usava uma imagem com a frase “Don’t Panic!”, que é tão marcante nas obras do Guia do Mochileiro das Galáxias, como protetor de tela de seu celular.


10. Adams gostava de histórias de ficção científica que fossem engraçadas, ainda que não houvesse muitos autores que seguissem este estilo. Estava quase desistindo do gênero – que era pouco aceito entre as editoras – quando a ideia do “Guia do Mochileiro“  lhe ocorreu. Entre seus autores favoritos, estavam Robert Sheckley e Stanislaw Lem.


Galeria: Veja 12 curiosidades sobre a saga


11. O escritor também trabalhou em alguns jogos. Além de desenvolver games relacionados ao Guia, também ajudou no roteiro e idealização dos jogos Bureaucracy, cuja função maior era ofender o jogador, e “Starship Titanic”, sobre uma nave que deixa de funcionar durante uma missão.


12. Seu tipo favorito de queijo era cheddar – e isso foi perguntado em uma entrevista aberta com fãs de todo o mundo. Mas não gostava de peito de peru. (Isso foi perguntado na mesma entrevista)


13. Adams sofreu um ataque cardíaco que tirou sua vida em maio de 2001. Nesta época, estava trabalhando no roteiro do filme do Guia do Mochileiro das Galáxias, que nunca teve a chance de ver terminado. É interessante que foi o próprio Douglas quem inventou algumas cenas extras do filme, para que fizessem sentido em linguagem cinematográfica. O longa, que foi para as telas em 2005, é dedicado a ele.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/nerdices/feliz-aniversario-douglas-adams-confira-13-fatos-que-voce-provavelmente-nao-sabia-sobre-o-escritor-da-serie-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário