Os roteadores funcionam enviando e recebendo pacotes de dados de computadores, smartphones e tablets por uma rede interna que se conecta diretamente com a internet. O equipamento se diferencia de um switch por buscar as melhores rotas para a recepção e transmissão de informações, podendo também priorizar não só as as alternativas de menor distância, mas também aquelas que estiverem menos congestionadas.
Para conectar aparelhos que utilizam transmissão de informações via wireless e eliminar a necessidade de estar conectado a um computador principal, a maior parte dos roteadores mais modernos possui potentes antenas para enviar e receber pacotes de dados. Estes dispositivos são capazes também se conectar diretamente ao modem da internet de banda larga.
O roteador deverá estar conectado ao modem, compartilhando assim o ponto de acesso da internet banda larga (Foto: Daniel Ribeiro)
Requisitos e funcionamento
Quando um serviço de banda larga é contratado, um modem é recebido oferecendo um ponto único de acesso à internet. Desta forma, o roteador funciona criando um rede interna para compartilhar esta conexão com mais de um aparelho, podendo assim estendê-la para outros computadores e dispositivos móveis.
Porém, diferente de um “access point”, o aparelho não é só uma espécie de benjamim que multiplica conexões. Ele também realiza o processamento das melhores rotas para enviar pacotes de dados, garantindo que seus sinais cheguem ao destino final de maneira mais rápida.
Os roteadores mais modernos funcionam conectados ao cabo de banda larga e têm mais quatro saídas de cabos para computadores. A antena é a parte fundamental para a transmissão do sinal responsável pela conectividade sem fio. A conexão wireless garante acesso à web para televisões, máquinas digitais, smartphones, tablets e notebooks.
Tipos de roteadores
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/como-funciona-um-roteador-e-saiba-quais-os-tipos-existentes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário