A próxima versão do Ubuntu deve ser lançada em outubro com uma alteração relevante aos olhos do usuário: a Canonical deve substituir o Firefox pelo Chromium como navegador padrão da distribuição Linux. Caso a novidade se confirme, seria o fim da parceria, que começou em 2005 com o Firefox 1.0.2.
Parceria que começou com o Firefox 1.0 pode chegar ao final ainda neste ano (Foto: Reprodução/Geek)
Há dois fatores importantes que podem explicar a decisão da desenvolvedora. Em primeiro lugar, a base de usuários do Chromium vem crescendo, enquanto o universo de usuários do browser da Mozilla diminui. Outra razão é que a versão open source do Chrome permite que os web apps do Ubuntu rodem em perfeita integração com a Unity.
Integração com a interface gráfica é uma chave de todas as rupturas que a Canonical causa no Ubuntu há anos. Se considerar a chegada do Ubuntu Touch, voltado para smartphones e tablets, e a necessidade de que essa nova vertente do sistema ofereça uma integração saudável com a versão desktop, fica fácil entender por que o Chromium faz mais sentido atualmente.
De acordo com o site Geek, a desenvolvedora ainda não bateu o martelo sobre a mudança. Até outubro, quando o Ubuntu 13.10 deve ser lançado, os desenvolvedores da distribuição ouvirão a comunidade para avaliar a receptividade da alteração. Caso o Firefox saia mesmo de cena, os fãs do browser ainda poderão usá-lo: bastará instalá-lo via Ubuntu Software Center.
Qual é a melhor sistema operacional Linux? Responda no Fórum do TechTudo!
Via Geek
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/sai-firefox-entra-chromium-ubuntu-1310-pode-trocar-navegador-padrao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário