Ponto de Ben Day é o nome dado a um processo de impressão, muito semelhante ao pontilhismo, que cria efeito de cores e ilusão de óptica utilizando pequenos pontos coloridos.
Para os padrões atuais, esta técnica é antiga, ela foi amplamente utilizada nas revistas em quadrinho dos anos 50 e 60. A sistemática do processo consiste em combinar dois ou mais pontos diferentes e de mesmo tamanho, para criar uma outra cor.
Os gibis que empregavam os Pontos de Ben Day, utilizavam basicamente as cores ciano, magenta, amarelo e preto para criarem uma vasta combinação de cores e efeitos de sombreamento.
O nome Ben Day é uma homenagem ao ilustrador Benjamin Henry Day Jr., responsável pela criação do processo. Aqui no Brasil os Pontos de Ben Day também são conhecidos como Retícula de Ben Day.
Com a evolução das técnicas de impressão, os quadrinhos acabaram por não mais utilizar os Pontos de Ben Day, mas o processo não foi esquecido. Na década de 60, Roy Lichtenstein, um dos principais nomes da Pop Art, usou largamente o processo em seus trabalhos.
Hoje, os Pontos Ben Day são a marca registrada do trabalho de Lichtenstein. Sendo fácil encontrar diversos produtos personalizados inspirados nos conceitos desenvolvidos pela Pop Arte de Roy.
Uma dica aos admiradores de Lichtenstein: É possível encontrar livros com bons descontos em São Paulo e em algumas livrarias na internet, que abordam a vida e a obra do pintor, detalham como ele se tornou famoso, seu contato com os Pontos de Ben Day e principalmente o seu olhar sobre o papel da arte na sociedade.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/vnVkssIFNKI/curiosidades-sobre-os-pontos-de-ben-day.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário