Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jovens cientistas de escola pública vão ao Japão com empurrãozinho da SUPER









Os aspirantes a astronauta de Ubatuba se divertem no Japão

Os aspirantes a astronauta de Ubatuba se divertem no Japão / Daniela Gross


Há três anos, o professor de matemática Cândido Oliveira, da Escola Municipal Pres. Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP), leu uma notinha na Super que tratava de um kit para construção de satélites. O tal kit, vendido por uma empresa americana, custava em torno de R$ 14 mil. O professor conseguiu o patrocínio de um empresário da região e levou a ideia para as suas turmas de 5ª e 6ª série. “Eu sou muito crítico com relação a forma pela qual, tradicionalmente, se ensina ciências no Brasil, uma ‘decoreba’ inútil”, diz.


ubatuba1red

O professor Cândido durante uma das palestras que o grupo assistiu na viagem / Daniela Gross


Segundo ele, o primeiro objetivo desse projeto era fazer com que os alunos se envolvessem na prática com o conteúdo ensinado em sala de aula: “Atribuo a este método [da decoreba] o nosso péssimo desempenho na área e estava procurando um meio de colocar o aluno em contato com a ciência real, pois entendo ser este o melhor caminho para motivá-lo e levá-lo a buscar uma formação na área”. Deu certo: vários alunos do professor Cândido já manifestaram interesse em seguir carreira.


A turma de Ubatuba foi considerada pela própria NASA a mais jovem a participar de um projeto espacial na história. Nesses três anos de projeto, eles já viajaram para os Estados Unidos e para o Japão, onde apresentaram há menos de um mês um artigo sobre o impacto do UbatubaSat nas escolas da cidade. “A Bruna, nossa aluna do nono ano do fundamental, de 14 anos de idade, foi muito aplaudida por uma plateia de doutores e pós-doutores de vários lugares do mundo”, conta o professor. Os custos com passagens e hospedagem foram bancados pela Unesco e pela prefeitura da cidade. E está aí um investimento que com certeza valeu a pena. A SUPER deseja todo sucesso aos futuros engenheiros e físicos!


ubatuba2red


ubatuba3red


ubatuba5red



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/superblog/jovens-cientistas-de-escola-publica-vao-ao-japao-com-empurraozinho-da-super/

Nenhum comentário:

Postar um comentário