Cientistas japoneses e alemães utilizaram o "K Computer", considerado o computador mais rápido do mundo em 2011, para realizarem um experimento aguardado há muito tempo: a simulação da atividade do cérebro humano em um computador. A máquina demorou 40 minutos, mas conseguiu imitar um segundo de ação dos neurônios humanos em tempo real.
Cientistas simulam atividade do cérebro em computador super computador da Fujitsu (Foto: Reprodução/CNET)
O estudo foi comandado pelo instituto Riken, que é responsável pelo computador, que foi construído pela marca japonesa Fujitsu. A simulação usou o poder de 82944 processadores do K Computer, que atualmente é o quarto supercomputador mais poderoso do planeta. A simulação envolveu 1,73 bilhão de células nervosas virtuais conectadas por 10,4 trilhões de sinapses.
“Se computadores como este podem representar apenas 1% da capacidade do cérebro humano atualmente, acreditamos que será possível realizar testes mais completos somente na próxima década”, explicou Markus Diesmann, integrante do Instituto de Neurociência e Medicina da Forschungszentrum Julich, da Alemanha.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/supercomputador-da-fujitsu-simula-atividade-do-cerebro-humano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário