A Era de Ouro de Banda Desenhada, ou Era de Ouro dos Quadrinhos, foi o período na história em que se definiu o gênero dos Super-Heróis.
O marco zero da Era de Ouro, é comumente associado ao lançamento da revista Action Comics, que apresentou o Superman ao mundo e popularizou seres poderosos e fantasiados.
O formato de quadrinho utilizado durante a a era de ouro, o “Comic Book” foi criado por Max Gaines. Ele teve uma ideia genial que foi lançar uma revista brinde contendo varias tirinhas já publicadas em jornais.
O sucesso da impressão foi tamanho, que levou a criação de editoras especializadas no formato, uma delas foi a National Allied Publications, que publicou a Action Comics em 1938.
Foi durante este período que nasceram alguns dos principais e mais icônicos personagens dos quadrinhos, como Aquaman, Lanterna Verde, Flash, Mulher Maravilha, Batman, Capitão América, Tocha Humana Original, Namor, Besouro Verde e tantos outros.
Uma característica interessante deste período e a presença dos parceiros dos super-heróis, como Speedy (Ricardito) parceiros do Lanterna Verde, Buck parceiro do Capitão América e Robin, o famoso garoto prodígio do Batman.
É importante destacar que por mais importante que seja a era de ouro, ela não foi o inicio dos quadrinhos, nem dos heróis. Anos antes, Mandrake (1934) e Fantasma (1936), já salvavam a vida de alguns inocentes.
Em pouco mais de 10 anos a era de ouro deu lugar a chamada era de prata, período em que surgiram novos personagens, nossos velhos conhecidos tiveram suas vidas reformuladas e muitos super-heróis caíram no esquecimento.
Alguns dos esquecidos são; Blue Beetle, Plastic Man, Sheena e Daredevil, que estão em um projeto bem bacana no Catarse, chamado GOLDEN AGE.
A proposta é apresentar aos fãs de quadrinhos, alguns clássicos da era de ouro. Quem estiver interessado em conhecer o projeto, basta acessar o endereço http://catarse.me/pt/eradeouro.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/FL6dUqP4tkg/curiosidades-sobra-a-era-de-ouro-dos-quadrinhos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário