Esta publicação exige trilha sonora. Então, antes de continuar, inicie o player abaixo que traz as músicas “Ouro desça do seu trono” e “Mil Réis”, tocadas na sequência por Candeia (ilustração acima) – faixa extraída do disco “Axé”, gravado em 1978, ano de sua morte.
Leandro Vieira, ilustrador carioca, teve a oportunidade de transformar em trabalho a união de duas de suas paixões: o desenho e a música brasileira – o samba, em especial.
Logo após concluir o curso de artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2005, ele passou a atuar incisivamente na produção criativa de escolas de samba cariocas. De início, participou dos carnavais da Acadêmicos do Grande Rio e, atualmente, dedica-se à Imperatriz Leopoldinense.
Em geral, o trabalho para o carnaval das agremiações está relacionado à criação de fantasias e no desenvolvimento alegórico da escola. No entanto, a paixão pelo samba acompanha Leandro Vieira também nas horas vagas, momento em que gosta de desenhar caricaturas de grandes sambistas brasileiros.
Veja abaixo uma seleção de obras criadas por ele em homenagem a grandes nomes como Ary Barroso, Paulinho da Viola, Pixinguinha, Jorge Aragão, Noel Rosa e muitos outros. Conheça mais do trabalho de Leandro Vieira na página do artista no Facebook.
— Dorival Caymmi (2013)
— Duas ilustrações da série desenvolvidas para o projeto alegórico da escola de samba Império Serrano, “Baralho imperial” – com Silas de Oliveira e Dona Ivone Lara (2013)
— Ary Barroso e Silvio Caldas (2013)
— Zé Kéti (2013)
— Da esquerda para direita no sentido horário: Dalva de Oliveira, Marlene, Braguinha, Isaurinha Garcia, Carmem Miranda, Carmem Costa, Ciro Monteiro, Wilson Baptista, Emilinha Borba e Aracy de Almeida (2013)
— Elizeth Cardoso, Noel Rosa, Nora Ney, Cauby Peixoto, Angela Maria, Ademilde Fonseca, Blecaute, Silvio Caldas, Ari Barroso, Lupicínio Rodrigues, Francisco Alves, Nelson Gonçalves e Orlando Silva.
— Adoniram Barbosa, Clementina de Jesus, Moacyr Luz, Luís Carlos da Vila, Roberto Ribeiro, Jorge Aragão, Ubirani e Bira Presidente. (2012)
— Martinho da Vila, João Nogueira, Zeca e Beth Carvalho. (2012)
— Foto do desenhista Leandro Vieira concentrado em seu trabalho.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arte/ilustrador-carioca-desenha-grandes-mestres-sambistas-musica-brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário