Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

Novo código de ética da Black Friday pune loja que não oferece desconto real










Para evitar que o consumidor pague por preços abusivos durante a Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro, antes do Natal, o site responsável pela Black Friday Brasil e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico implementaram um Código de Ética para que as lojas participantes se comprometam a anunciar descontos reais durante a realização do evento.



Lojas participantes do Black Friday que não aderirem ao Código de Ética sofrerão punições. (Foto: Reprodução/Black Friday)
Lojas participantes da Black Friday que não aderirem ao Código terão punições (Foto: Reprodução/Black Friday)


Consequentemente, a loja que realizar a chamada “maquiagem de preço” - divulgando um falso desconto ou preço igual ao já praticado - pode sofrer punições como suspensão temporária, cassação do direito de utilização do selo "Black Friday Seguro" (que identifica a credibilidade da promoção), suspensão no próximo Black Friday e, até mesmo, exclusão total.



Para Pedro Eugenio, presidente-executivo do Busca Descontos, grupo que promove as promoções na Internet em tempos de Natal e Black Friday, a intenção é de que essas diretrizes funcionem para todos os eventos promocionais, tendo início na Black Friday 2013.



“Estamos do lado do consumidor. Para isso realizamos parcerias estratégicas para melhorar o Black Friday Brasil, baseado em um Código de Ética prático e didático”, explica Eugenio.



O Código de Ética será válido para o blackfriday.com.br que deve reunir ofertas de cerca de 120 lojas virtuais que vão expor seus produtos durante as 24 horas do dia 29 de novembro.



Ainda no site oficial é possível fazer um cadastro para receber as ofertas e novidades por e-mail e concorrer a prêmios assim que as promoções começarem no final do mês.



Conhecida pelos grandes descontos, a Black Friday é uma data tradicional no varejo americano e acontece logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que antecipa as compras natalinas. Assim, no Black Friday ocorrem promoções de “queima do estoque” do que não foi vendido até o “Dia de Ações de Graças”. No Brasil, as empresas de comércio eletrônico começaram a adotar a Black Friday em 2010 com preços baixos antes do Natal.



O Busca Descontos informa também que não tem nenhuma ligação com o Black Night, apenas a semelhança no nome. Em outubro, o Procon-SP notificou as lojas do grupo B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) por causa de falhas durante o evento de e-commerce.



O novo Código de Ética da Black Friday está disponível no site camara-e.net/blackfriday. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) existe desde de 2001 com o objetivo de capacitar indivíduos e organizações para a prática segura dos e-commerce.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/novo-codigo-de-etica-da-black-friday-pune-loja-que-nao-oferece-desconto-real.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário