Imagine uma época em que não existia imagens de satélite e os mapas eram desenhados à mão, baseados nos conhecimentos geográficos adquiridos na prática, por pioneiros e desbravadores. Aliado a isso, havia também a participação do cartógrafo, que eram verdadeiros artistas e, por vezes, imaginavam contornos para áreas ainda pouco exploradas.
Esses mapas antigos são verdadeiras obras de arte que contam a história e nos fazem entender como era a visão de mundo de diversos povos do passado. Hoje, nós botamos o dedo uma dezena de vezes na tela do celular e temos informações precisas sobre nossa localização, descobrimos a melhor rota até o destino, pesquisamos por estabelecimentos, pontos turísticos, analisamos as condições do trânsito, etc.
Desse modo, a utilização de mapas se tornou absolutamente trivial na vida moderna. Mas Jazzberry Blue criou uma forma de enxergarmos os mapas com outros olhos. Ele trabalha sobre a planta de diversas cidades do mundo, colorindo-as e transformando-as em pelas peças de arte abstrata. Além de contemplarmos a beleza das obras, com cores cuidadosamente escolhidas pelo artista, o trabalho de JAzzberry chama nossa atenção para as diferenças de planejamento urbano das regiões escolhidas por ele.
Veja abaixo parte de sua produção:
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arte/mapas-se-tornam-artes-abstratas-coloridas
Nenhum comentário:
Postar um comentário