A relação do ser humano com a fé é instigante, tanto para os que compartilham dos sentimentos de religiosidade, quanto para os que pretendem estudar o tema. E a complexidade que o envolve talvez seja um dos motivos que mais chame a atenção.
No entanto, o fotógrafo brasileiro Taylor Ponto decidiu abordar tal complexidade de uma maneira menos analítica, dedicando-se a uma espécie de estudo artístico, especificamente por meio da fotografia.
Fé que nunca acaba é o nome do ensaio fotográfico produzido por ele. “Contradizendo o título, esse projeto criou corpo quando decidi recobrar algo que havia se extinguido dentro de mim. Sendo assim, ignorei a ciência e fui em busca daquilo que o homem não sabe explicar, apenas sentir.” – explica o fotógrafo na página de divulgação de seu trabalho. Pelo Facebook, ele ainda nos enviou a seguinte mensagem:
Nunca fui religioso. Embora tenha contato com diversas religiões desde cedo, nunca segui regras de determinada religião ou algo que o valha. Em contrapartida, creio muito em uma força superior, à minha maneira. Voltei (por conta do projeto) a ter contato com a fé alheia e isso tem ajudado a recobrar a minha.
O resultado são imagens que exprimem espiritualidade, claro que isso se deve aos locais e momentos em que as fotos foram captadas, mas também aos tons acinzentados e enquadramentos escolhidos pelo fotógrafo.
O plano de Taylor é registrar 9 religiões. Até agora, ele fotografou 3 delas: umbanda, umbandaime e catolicismo. Sendo ou não sendo religioso, tendo ou não tendo fé, vale a pena contemplar as cenas abaixo:
Umbandaime
(inclui também a imagem que abre o texto)
Catolicismo
Umbanda
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arte/fotografia/ensaio-fotografico-tocante-investiga-religiosidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário