A IBM quebrou o recorde de velocidade de transferência de dados, sendo 14% mais veloz que a marca anterior. Para realizar o feito – que pode melhorar o desempenho para servidores, centros de dados e supercomputadores – a empresa usou fibra óptica multimodo. O feito foi possível graças à utilização de chips de silício-germânio personalizados com laser VCSEL para enviar os dados.
Os pesquisadores da companhia foram capazes de enviar dados a uma velocidade de 64Gb/s através de um cabo de 57 metros de comprimento. Além de ser 14% mais veloz que a marca anterior, o resultado registrado é 2,5 vezes mais rápido do que a tecnologia existente no mercado.
De acordo com Dan Kuchta, pesquisador da IBM, ainda é possível melhorar a velocidade. Segundo ele, sua equipe quebrou a regra de ouro, que postulava que a taxa de transferência de dados máxima era de 1,7 vezes a largura de banda. Ou seja, com uma largura de banda de 26 GHz com o laser VCSEL seria possível atingir apenas 44 GB/s. Mas a companhia superou as expectativas.
O problema da tecnologia no entanto, é ficar restrita ao cabo de 57 metros. O tamanho não permite, por exemplo, a transferência de dados entre continentes. Mas, segundo a IBM, o tamanho é o suficiente para ser usado em data centers e em supercomputadores.
20 mitos sobre Computadores! Comente sobre o caso no Fórum do TechTudo.
Via TechRadar
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/ibm-quebra-o-recorde-de-velocidade-de-transferencia-de-dados.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário