Os jogos da Disney, criados a partir dos personagens de Walt Disney tem encantado crianças no mundo inteiro à gerações. Durante os anos 80 e 90, a magia Disney esteve muito atuante também nos videogames. Naquela época, o que não faltava eram jogos com personagens icônicos e aventuras mágicas. Confira agora uma lista com os jogos que nos trazem boas memórias sempre que assopramos seus cartuchos.
Star Wars: games passam a não contar mais na história; entenda
- Castle of Illusion (1990)
No começo dos anos 90, O Mega Drive seria o palco de uma história envolvendo Mickey Mouse e um castelo repleto de ilusões. Até o lançamento de Castle of Illusion, em novembro de 1990, a SEGA não tinha um jogo que capturasse o imaginário das crianças. O mundo de fantasia proposto pelo jogo caiu muito bem, e Castle of Illusion foi um enorme sucesso.
No game, controlamos Mickey, que deve salvar sua namorada Minnie das garras de uma bruxa. Com fases variadas e dosando seu ritmo entre batalhas contra chefões, era quase certeza que Castle of Illusion rendesse algumas sequências. Mais tarde Castle of Illusion ganharia vários relançamentos para outras plataformas, até receber um remake no ano passado.
- QuackShot (1991)
Se Mickey estrelou seu jogo no Mega Drive em 1990, um ano depois seria a vez do nervosinho Pato Donald. Esse jogo de plataforma e aventura lançado para Mega Drive, demostrava como a SEGA entendia do próprio sistema. No game, Pato Donald descobre um mapa de um tesouro nas coisas do Tio Patinhas, e decide encontrar essa fortuna sozinho.
Como é de se esperar, o vilão João Bafo de Onça descobre os planos do Pato Donald e parte para roubar o tesouro dele. O game se destacava pela arma que Donald usava, uma arma que dispara desentupidores de pia. Conforme se avança no jogo, é possível ganhar novos usos para os desentupidores, como por exemplo, usá-los para alcançar lugares mais altos.
- Goof Troop (1993)
Goof Troop, ou “A turma do Pateta” se tornou um jogo popular no Brasil por ser distribuído em um cartucho junto com outros jogos. Exclusivo para Super Nintendo, o jogo não era inovador, e nem tinha uma grande publicidade em volta dele. Mas a magia de Goof Troop estava nas mecânicas simples que exigiam trabalho em equipe.
Dois jogadores controlavam Pateta e seu filho, Max, e tinham que desvendar pequenos enigmas em forma de puzzles. Apesar do desafio cerebral, o jogo era de aventura e no final de cada fase o jogador enfrentava um chefão. Uma curiosidade, Goof Troop foi desenvolvido pela Capcom e teve como diretor Shinji Mikami. Mas tarde Shinji criaria a aclamada série Resident Evil.
- Alladin (1993)
Lançado um ano após o filme da Disney, o jogo de Alladin chegou ao Mega Drive em 1993. A qualidade técnica dos sprites e da movimentação dos mesmos, chamava muita atenção dos jogadores. A transposição do universo do desenho para o videogame combinou perfeitamente com a jogabilidade. Em 1993, Alladin pulava, saltava entre tendas, escalava muros e fazia peripécias que deixariam Ezio Auditore boquiaberto.
Para complementar, Alladin tinha uma boa dose de humor que recompensava o jogador em fases mais difíceis. Eram apenas 11 fases, mas a jogabilidade era bastante variada, incluindo passeios em um tapete voador ou dentro da cabeça do gênio da lâmpada. O jogo recebeu várias conversões, incluindo uma para o Super Nintendo, que ficou a cargo da Capcom.
- Ducktales (1989)
Como você já deve ter percebido, a Capcom era responsável por vários jogos da Disney nos sistemas da Nintendo. A parceria iria se mostrar realmente promissora com o lançamento de Ducktales em 1989. No comando do Tio Patinhas, o jogador iria passear por vários cenários como: minas na África, Floresta Amazônica, o Himalaia e até a Lua. Essa última fase em especial, detinha uma musiquinha que provavelmente ressoa na cabeça dos jogadores mais velhos até hoje.
Ducktales tem mecânicas simples de pular nos personagens para atacar, mas o dinâmica do jogo envolvia qualquer um, dosando a jogabilidade com o encontro com outros personagens do desenho animado. Ducktales infelizmente nunca seria portado para Super Nintendo. As gerações futuras, só conheceriam o game através da sua espetacular remasterização, lançada em 2013 para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U.
- The Lion King (1994)
O jogo do filme “O Rei Leão”, diferente de Alladin, foi lançado praticamente junto com o filme, em 1994. No comando de Simba, o jogador passa por várias passagens do filme até que o pequeno leão vire adulto. Além de Simba, era possível controlar também, Timão e Pumba, mas apenas nas fases de bônus.
The Lion King não foi uma transposição tão boa como Alladin. Parte disso se deve a dificuldade excessiva do jogo. Mas foi o suficiente para emocionar crianças com cenas muito próximas ao do filme.
- The Magical Quest Starring Mickey Mouse (1992)
É difícil escolher apenas um game da trilogia Disney’s Magical Quest para SNES. Todos os jogos possuem um visual encantador, com sprites bonitos e ótimas cores. Mas por ser o primeiro, The Magical Quest Starring Mickey Mouse introduzia no universo de jogos da Disney, uma mecânica comum a série Mega Man.
Mickey, protagonista do jogo, poderia trocar de roupa, adquirindo novas habilidades, as quais seriam essenciais para vencer todos os desafios deste memorável jogo. O melhor de tudo era o momento “eureka” onde o jogador concluía qual roupa era melhor para aquele desafio. A franquia ainda renderia o excelente Disney’s Magical Quest 3 Starring Mickey & Donald. Onde além de Mickey, o jogador poderia jogar com o esquentado Pato Donald.
- Kingdom Hearts (2002)
Falando em parcerias e jogabilidades inovadoras, Kingdom Hearts reina fácil como uma das uniões de universos mais inusitadas e bem sucedidas. Lançado em 2002, a crossover entre Final Fantasy e o “Mundo Disney” era algo impossível de se imaginar apenas dois anos antes.
Mas a genialidade de Tetsuya Nomura e Shinji Hashimoto mostraria que não apenas isso seria possível como o seu design influencia até mesmo a visual de outros jogos da Square-Enix. Kingdom Hearts é um primoroso jogo de RPG com gráficos tridimensionais. Exibindo um visual impressionante para a época no PlayStation 2, Kingdom Hearts viria a ser uma das principais franquias da Square-Enix, tendo continuações ansiosamente aguardadas até hoje.
- Epic Mickey (2010)
Epic Mickey pode não ser um dos jogos mais empolgantes envolvendo personagens da Disney, mas se o que você procura sejam referências ou uma pincelada mais profunda sobre o universo de Wall Disney, Epic Mickey irá prover uma diversão que estimula a curiosidade. O jogo de aventura em 3D, possui uma jogabilidade única na qual Mickey usa um pincel mágico para consertar os cenários do jogo, apagando itens e criando novos.
Epic Mickey é exclusivo do Nintendo Wii e é fortemente recomendado para os amantes de animações antigas, ou para quem ama suficiente a Magia do mundo Disney para reconhecer as inúmeras referências que surgem ao longo do jogo.
- Disney Infinity (2013)
Se Epic Mickey parece um pouco sombrio para as crianças, talvez o jogo ideal para mergulhar no mundo Disney seja Disney Infinity. Na realidade, Disney Infinity não é exatamente um jogo, mas sim uma plataforma de jogos onde diversos desafios são lançados ao “conectar” os bonecos ao jogo.
O “game” é complementado através de expansões, mas o pacote básico (Toybox) oferece um mundo aberto para o jogador explorar. O game se destaca pela dublagem toda em português. O visual é todo 3D com representações fieis de animações da Disney e Pixar. Por se tratar de um jogo mais indicado para crianças, Disney Infinity oferece desafios simples.
Você acha que os jogos antigos eram mais criativos? Opine no Fórum do TechTudo.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/castle-illusion-alladin-e-o-rei-leao-veja-os-melhores-jogos-da-disney.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário