A Apple anunciou o sistema operacional OS X Yosemite durante o WWDC 2014, realizado nesta segunda-feira (2), na Califórnia. O OS X 10.10 apresentou novidades no layout, bem como novas funções, que garantem maior integração como sistema operacional móvel da empresa, o iOS.
Confira tudo o que rolou no WWDC 2014
O novo OS X ganhou importantes melhorias em seu design. As alterações podem ser vistas, principalmente, no Finder e na Dock. Com a adoção de um visual translúcido, a dock traz ícones refinados.
O OS X Yosemite foi projetado para trabalhar em conjunto com o novo iOS 8. A apresentação, conduzida em maior parte por Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, mostrou que, a partir de agora, os sistemas operacionais estão muito integrados.
Principais novidades do sistema
A central de notificações do OS X ganhou grandes modificações. Agora, ela conta com recursos que permitem a exibição da agenda do usuário, lembretes, previsão do tempo e pode ter suas funcionalidades ampliadas com diversos widgets.
Outra novidade está na integração com o sistema móvel da empresa, que permite, por exemplo, enviar SMS diretamente do computador, a partir do aplicativo Mensagens. Além disso, o usuário pode, simplesmente, realizar e receber ligações em seu computador. Durante o evento, Federighi conversou com o mais novo integrante da Apple, o rapper e co-fundador da Beats, Dr Dre.
A integração entre Macs e iPhone não para por aí. Com a ferramenta Continuity, o usuário pode, simplesmente, iniciar um documento no computador e continuar a editá-lo em um dispositivo iOS, como um iPad. Tudo isso, via Airdrop, que passa a funcionar nas duas plataformas.
iCloud Drive e Mail
O WWDC contou ainda com a apresentação do iCloud Drive, um serviço integrado de compartilhamento que pode levar ao Mac todos os arquivos salvos no iCloud. Tudo isso através do Finder. Ou seja, o serviço apresenta um funcionamento semelhante às pastas do Dropbox. Os computadores com OS X não são os únicos a serem beneficiados com a ferramenta: aparelhos com Windows também poderão usufruir do recurso.
Grandes mudanças também chegaram ao app Mail. Uma nova funcionalidade chamada Maildrop permitirá anexar documentos grandes, de até 5 GB, às mensagens. As limitações foram reduzidas, tornando possível enviar desde programas até bibliotecas de imagem por e-mail.
Safari
O Safari, navegador da Apple, foi outro aplicativo nativo que ganhou melhorias significativas. Trazendo um design mais limpo, ele passa a ter maior integração com o OS X e com mecanismos de buscas como o Google. O browser também trará um menu de ações integrado, que agiliza o envio de mensagens e a leitura de feeds RSS. A Apple afirma que o Safari não terá problemas com JavaScript.
Outras mudanças podem ser vistas no Calendário, que traz um novo sistema de atualização de eventos, no envio de arquivos criptografados do Mail e na Agenda, ferramenta que mais traz integração com iOS.
A atualização do sistema torna o Spotlight uma ferramenta muito mais inteligente. O aplicativo passa a buscar não apenas arquivos salvos no computador, como passa a buscar pessoas, desde que elas estejam conectadas em sua lista. Ele agora funciona como um lançador de aplicações interativo.
Yosemite será gratuito
A Apple escolheu o aniversário de 25 anos da conferência WWDC para mostrar aos seus clientes grandes mudanças em seus produtos. Mesmo sendo um evento direcionado para desenvolvedores, a companhia sempre o aproveita para grandes anúncios, como aconteceu hoje.
Segundo dados da companhia, há mais de 80 milhões de Mac em uso e mais de 40 milhões de cópias do Mavericks já foram instaladas. Mesmo com a crise no mercado de computadores, eles esperam ampliar este número com o Yosemite e seus grandes avanços de interatividade.
Disponível hoje para desenvolvedores, o OS X Yosemite será lançado apenas no outono de 2014 para usuários de todo o mundo. O melhor, será de graça para todos os usuários do Mavericks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário