Os smartphones atuais costumam ter diversas opções interessantes de fotografia. Uma boa quantidade deles, inclusive, possui um modo manual de fotografar, que permite que os usuários personalizem diversas configurações para melhorar o resultado final das imagens. Se você quer personalizar suas imagens e tirar o máximo possível das câmeras dos dispositivos, é preciso conhecer todas as funções que eles oferecem. Confira os detalhes abaixo.
Confira dicas para filmar e fotografar sem tremer
Velocidade
Esta configuração define o tempo que o celular demorará para fazer o clique. Quanto mais rápido o disparo, menos luz entra, e a foto fica mais escura. Quanto mais lento, mais clara fica a imagem. Outro ponto importante é que se o disparo for lento, poderá fazer com que as fotografias tenham “efeito de movimento”.
Para quem deseja, por exemplo, tirar uma foto de um jogador chutando a bola em um jogo de futebol, usando a velocidade mais rápida, ele clicará exatamente o lance. Com mais baixa, conseguirá “registrar o movimento”, podendo deixar a imagem com borrões, justamente para dar este efeito.
Vale lembrar que é fundamental que, quanto mais lenta a exposição, mais a câmera se estabilize, pois a foto fica sujeita a sofrer mais tremidas. Os resultados podem ser ótimos, principalmente para fazer com que locais de baixa luz fiquem mais claros. No entanto, é preciso garantir que nem câmera não se mova para isso.
ISO (Sensibilidade)
A questão da iluminação da foto passa não só pela velocidade como também pelo ISO. Esta é a sensibilidade da câmera, ou seja, o quanto de luz ela vai absorver. Quanto maior este número, mais clara a imagem fica. No entanto, ele precisa ser ajustado junto com a velocidade, para evitar extremos, tanto claros como escuros, e também ruídos.
O importante nesta configuração é não esquecer da velocidade. Ambas devem receber ajustes que se encaixem. Se você está em um local escuro, obviamente precisa de um pouco de compensação de luz, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar. Caso a velocidade e a sensibilidade sejam muito aumentadas juntas, irão passar do ponto.
Basicamente, é preciso ter em mente que o ISO baixo permite a captura de menos luz, porém com melhor qualidade. O ISO alto tem imagens mais claras, mas granuladas, e ruídos são mais comuns. Um tripé ou apoio é fundamental para registrar fotos com um visual melhor e mais definido.
Balanço de Brancos
Esta é uma função de correção de cores. Dependendo da iluminação e do local em que o usuário se encontra, as fotos podem sair com coloração menos viva ou, de certa maneira “incorreta”. Nas câmeras de celulares com modo manual, é possível usar o recurso deste balanço de brancos para evitar que isso aconteça.
Normalmente, o usuário tem alguns padrões que pode definir para clicar, como “luz do dia”, “nublado”, “incandescente” e “fluorescente”, nos aparelhos Samsung. Escolher a configuração certa é fundamental para que a fotografia consiga representar de maneira perfeita as cores das imagens.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-fotografar-no-modo-manual-do-seu-celular.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário