Olha só que lindeza: a amizade também deixa a vida dos babuínos melhor. Eles costumam viver até três anos a mais quando têm amigos sempre por perto.
É o que diz um estudo de pesquisadores americanos. Eles observaram durante 27 anos mais de 200 babuínos que vivem no sul do Quênia. E perceberam que os babuínos têm um cuidado peculiar com os verdadeiros amigos: retiram sujeira e pele morta do corpo do camarada. “Esse gesto é o equivalente à fofoca para nós, ou a ter uma boa conversa enquanto tomamos um café”, diz Susan Alberts, uma das autoras da pesquisa. É o maior sinal de amizade.
Foi por meio dessa troca de carinhos que os cientistas conseguiram identificar os babuínos mais sociáveis e aqueles que viviam mais cercados de amigos. E notaram benefícios na amizade entre eles. As babuínas que conviviam com amigas do mesmo sexo tinham 34% menos riscos de morrer do que as colegas solitárias. Mas quando as amizades envolviam animais do sexo oposto, a taxa de sobrevivência subia para 45%.
Os cientistas não sabem dizer ao certo qual o papel dos camaradas na longevidade dos babuínos. Mas têm algumas suspeitas: menos estresse, melhora do sistema imunológico, parceria na hora de ir atrás de comida e água e proteção. “O tamanho maior dos machos pode fazer com que eles consigam proteger melhor seus amigos do que as fêmeas”, explica Alberts.
Pois é, até entre os babuínos a amizade é parte fundamental da vida. Imagine, então, para nós…
Crédito da foto: flickr.com/ danshouse/
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/babuinos-cheios-de-amigos-vivem-mais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário