Como prometido, o Google anunciou o fim do Orkut nesta terça-feira (30). Ainda pela manhã, alguns usuários que permaneceram com login ativo conseguiram acessar a rede social e deram adeus à plataforma por meio de scraps, fotos e depoimentos aos amigos. Também como cominado, o blog oficial do Orkut divulgou o link para o Arquivo de Comunidades com 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Não é possível, no entanto, criar novos posts.
Para acessar o Arquivo de Comunidades, visite a própria página do Orkut (orkut.google.com), que agora abriga todo o histórico público. "Hoje, chegou o dia de dizemos adeus ao Orkut. Mas, ainda que o Orkut esteja indo embora, como anunciado no final de junho, seu histórico de conexões e conversas vai permanecer", explica o post no blog do Orkut.
Sendo assim, o conteúdo público dessas comunidades será preservado no Arquivo de Comunidades do Orkut que conta com nada menos que 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. De acordo o Google, através do arquivo, será possível voltar e revisitar memórias a qualquer momento."Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais", afirmam.
Porém, se você não quiser que seu nome ou seus posts e comentários sejam incluídos no arquivo de comunidades, é possível remover os comentários, as comunidades e o próprio Orkut permanentemente da sua conta do Google a qualquer momento; saiba como.
O Google explica que, a partir de 30 de setembro, não será possível acessar mais o Orkut. Porém, os usuários ainda podem baixar as informações pessoais de perfil que não estão disponíveis neste arquivo público como scraps, fotos, dados de perfil e outros detalhes. O Google Takeout estará disponível para downloads de informações da rede social até setembro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário