O costume de pintar as paredes, seja para decorar ou transmitir algum tipo de informação – ainda que de forma transgressora -, não é algo exclusivo dos centros urbanos. Os desenhos rupestres sempre estiveram aí para nos mostrar isso.
No vilarejo de Tiébélé, localizado no país africano de Burkina Faso, os moradores têm o costume de dar um ar artístico às suas casas.
Este é um trabalho das mulheres da aldeia. Elas se juntam para reforçar o exterior das casas e aproveitam para criar os desenhos. A “tinta” é obtida pela mistura de barro e pedras esmagadas de diferentes colorações.
Tiébélé é uma vila real, e a única coisa que a difere das vilas comuns são justamente as pinturas que decoram as paredes do lugar.
Algumas das construções decoradas não são casas, mas sim mausoléus construídos para sepultar os mortos.
A aldeia, que ocupa uma área de apenas apenas 1,2 hectare, fica no sul de Burkina Faso, perto de Gana. Os moradores são os membros reais do povo Kassena, um dos mais antigos grupos étnicos do país.
É um lugar muito difícil de se visitar porque o povo Kassena deseja permanecer isolado de influências externas e preservar seus próprios edifícios e tradições.
Eles acreditam que a modernidade é uma ameaça à sua cultura e, por isso, preferem evitar visitantes. É preciso um longo processo de negociações para ser admitido na aldeia.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/tiebele
Nenhum comentário:
Postar um comentário