A Black Friday está batendo na porta, principalmente dos interessados em aproveitar as ofertas e ir às compras. A sexta-feira após feriado de Ação de Graças é conhecida por suas promoções, mas há curiosidades sobre ela que talvez você desconheça. Veja cinco fatos interessantes sobre uma das ações de vendas mais famosas do mundo.
Black Friday: Procon lista sites para 'fugir' de dor de cabeça
1- Como surgiu o nome
Como muitos já sabem, Black Friday é uma campanha de vendas realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro, tendo sido originada nos Estados Unidos. Ela recebeu este nome porque, desde o início, o grande fluxo de pessoas fazendo compras gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência.
O primeiro registro da expressão data de 1966. Ela foi cunhada por Earl Apfelbaum, negociante de selos raros, que estampou em seu anúncio: “Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento”.
2. A pior Black Friday da história
O pior Black Friday ocorreu em 2008, quando o trabalhador temporário Jdimytai Damour, 34 anos, foi pisoteado até a morte. Ele faleceu de asfixia quando uma multidão de aproximadamente 2 mil pessoas arrombou a porta do WalMart de Nova Iorque. Damour ficou preso em um portal, onde foi sufocado. Outras 11 pessoas ficaram feridas durante o episódio, incluindo uma mulher grávida.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/11/conhece-origem-do-nome-black-friday-veja-essa-e-outras-curiosidades.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário