Hackers da Europa Oriental estão roubando milhões de mais de 100 bancos, em mais de 30 países. O roubo é o resultado de uma série de ataques que se aproveitam de informações obtidas através de computadores contaminados com malware de dentro de orgãos governamentais e das próprias instituições financeiras. Segundo especialista, tudo isso ocorre sem mexer no dinheiro dos clientes.
Carnaval 2015: Google celebra com Doodle folião e super purpurinado
A informação vem dos pesquisadores do Kaspersky Lab, que apresentaram nesta semana, no evento Kaspersky Security Analyst Summit, detalhes sobre a gangue criminosa chamada Carbanak e uma lista de indicadores de comprometimento. Segundo eles, o grupo também tem como alvo organizações financeiras nos Estados Unidos, Alemanha e China, com uma possível expansão para a Ásia.
Carbanak
Diferente do que ocorre na maioria dos ataques contra bancos, onde a fraude consiste em encontrar meios de roubar valores das contas de clientes, a Carbanak ataca bancos diretamente. Coletam dados a partir de sua própria investigação e de agências de aplicação da lei, incluindo a Interpol e Europol.
A Kaspersky estima as perdas em torno de U$$ 2,5 milhões para U$$ 10 milhões por banco. Os ataques estão em curso, datam de dois anos e 100 bancos estão na mira da quadrilha Carbanak, bem como sistemas de pagamento eletrônico e outras organizações em cerca de 30 países.
Os hackers estiveram escondidos nas redes bancárias por meses, depois de ganharem acesso a algum ponto de apoio da rede, geralmente através de um e-mail Spear Phishing, com um anexo malicioso de extensão .CPL (painel de controle do Windows) e, em alguns casos, documentos do Word.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/hackers-roubam-milhoes-de-100-bancos-em-mais-de-30-paises-com-malware.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário