Duke Nukem é um dos mais icônicos personagens do mundo dos games. O herói teve uma trajetória de altos e baixos, sendo mais conhecido atualmente pelo conturbado desenvolvimento de Duke Nukem Forever. Confira algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre o personagem e sua franquia:
Duke Nukem: A história de um mito da indústria
Duke Nukem em 2D
O grande salto de popularidade da série Duke Nukem aconteceu com o lançamento de Duke Nukem 3D em 1996, um jogo de tiro em primeira pessoa nos moldes do clássico Doom. Porém, poucas pessoas sabem que Duke é bem mais antigo e teve suas origens ainda como um jogo 2D de ação e plataforma para PCs.
Antes Tarde Duke Nukem
O jogo Duke Nukem Forever ficou conhecido por ser provavelmente o título com maior período de desenvolvimento de todos os tempos: 15 anos. Isso aconteceu porque o game ficou preso em vários limbos de desenvolvimento. Desde estúdios que não o terminavam e passavam a bola adiante, até de problemas de direitos autorais, o que tornava cada vez menos provável que algum dia ele visse a luz do dia.
Para surpresa de todos, a equipe da Gearbox Software, conhecida pela série Borderlands, entrou no desenvolvimento e acabou conseguindo terminar o jogo, lançado em 2011 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. O resultado final obviamente não foi muito bom, mas o esforço não deixa de ser louvável, considerando que foi quase um milagre o game ficar pronto.
A pré-venda de 10 anos
Outro caso curioso sobre Duke Nukem Forever foi o de um consumidor nos Estados Unidos que fez a pré-venda do jogo em 2001 e aparentemente nunca perdeu a esperança de que o título seria lançado um dia. Quando Duke Nukem Forever chegou às lojas, ele levou seu recibo de pré-venda com 10 anos de idade.
O Duke Nukem perdido
Recentemente um técnico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos encontrou na seção de Imagem em Movimento, uma versão abandonada do jogo Duke Nukem: Critical Mass para o PlayStation Portátil. O título havia sido planejado para PSP e Nintendo DS em 2009, mas a versão do portátil da Sony nunca foi lançada devido a problemas legais com os direitos do personagem. A versão DS provou que o PSP não perdeu muita coisa.
Duke Nukum
Jogadores mais velhos e fãs de desenhos animados talvez se lembrem de “Duke Nukem” não como um herói dos videogames, mas como um vilão da série Capitão Planeta. Por algum tempo o Duke dos videogames mudou seu nome para “Duke Nukum” com o intuito de evitar um processo, até perceber que o nome do vilão “Duke Nukem” nunca havia sido registrado.
Destruição em Massa
No início de 2014 a criadora de Duke Nukem, a 3D Realms, anunciou um novo jogo, Duke Nukem: Mass Destruction para PlayStation 4 e PC. A surpresa é que a Gearbox Software, produtora de Duke Nukem Forever afirma que é ela quem tem os direitos do personagem agora e teremos que esperar a resolução dessa disputa. Porém, talvez a parte mais estranha de toda essa história é que Mass Destruction está planejado para ser um jogo de RPG com visão aérea.
A voz por trás do mito
Um dos fatores determinantes para o sucesso de Duke Nukem com certeza foi a sua voz extremamente marcante, fornecida pelo ator e cantor Jon St. John. O curioso é que Jon também já fez personagens bem menos sérios, como o personagem Big The Cat em Sonic Adventure. Atualmente Jon está gravando para Dota 2.
Acabou o chiclete
Uma das frases mais conhecidas de Duke Nukem é: “Eu vim aqui para mascar chiclete e chutar traseiros… e acabou o meu chiclete”. Ela é uma citação direta do filme “Eles Vivem” (They Live) de 1988, dirigido pelo famoso John Carpenter, o qual conta a história de uma invasão alienígena no planeta Terra, assim como Duke Nukem.
Sala de Homer
Alguém da produção de Duke Nukem 3D deveria ser um grande fã da série animada Os Simpsons, pois há uma série de pequenas referências ao programa. A maior delas é com certeza uma sala secreta no nível Critical Mass, moldada como a mesa de trabalho do personagem Homer Simpson, repleta de rosquinhas, comida favorita do personagem.
Polêmica no Brasil
Em 1999, um jovem de 29 anos entrou em um cinema em São Paulo com uma arma e matou três pessoas, deixando outras quatro feridas. Ele afirmou que havia tirado a ideia do jogo Duke Nukem 3D, quando ainda no início da aventura o personagem entra em um cinema e atira em alienígenas. Devido à polêmica o game acabou sendo proibido no Brasil junto com vários outros jogos de tiro na época.
Qual o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum do TechTudo!
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/proibicao-referencia-aos-simpsons-veja-curiosidades-de-duke-nukem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário