domingo, 7 de julho de 2013

Palestra sobre ativista que se suicidou emociona Fisl: 'Era um cara comum'










"Aaron Swartz era  tímido, idealista, curioso e hilário". Assim Seth Schoen definiu o ativista on-line e um dos fundadores do Reddit, durante palestra no FISL14 (Fórum Internacional de Software Livre), realizado em Porto Alegre. Em um português carregado de sotaque, o americano passou mais de uma hora falando sobre "um cara comum que só queria que o conhecimento estivesse disponível para quem quer que fosse e lutava por estes direitos".



Schoen relata que o próprio não se achava um gênio como diziam alguns. Ele diz que o ativista acreditava que seu conhecimento era fruto do acesso à informação (sempre que tinha oportunidade estava lendo sobre os mais diversos assuntos) e também da constante dedicação à assuntos de seu interesse.



seth (Foto: seth)
Seth Schoen no Fisl14 (Foto: Divulgação)


Aaron começou a trabalhar muito novo e suas ideias de liberdade e padronização na programação foram rapidamente disseminadas na comunidade do software livre, tornando-o uma referência, sendo considerado um gênio por alguns. Seu nome faz parte da história da W3C, Markdown, Creative Commons e em ativismo, como um dos responsáveis por impedir leis americanas como SOPA e PIPA de entrarem em vigor no país.



A bem da verdade é difícil definir Aaron Swartz, pois seus interesses, apesar de relacionados eram muitos: programação, liberdade de expressão, política, ativista e muitos outros. Mas isso realmente pouco importa quando percebe-se o legado deixado por ele. Na opinião de Seth, sua luta por garantir que os meios de comunicações fossem menos vigilantes e monitorados fracassou, pois atualmente são vistos todo tipo de invasão.




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/amigo-pessoal-de-aaron-swartz-fala-sobre-sua-vida-e-legado-no-fisl.html

0 comentários:

Postar um comentário