A perda de um computador é uma situação bastante delicada. Na maioria das vezes, o maior problema não é o dano material, mas a quantidade de informações e documentos importantes que estavam armazenados no computador. Se você já passou por isso, sabe como é desagradável saber que um desconhecido pode ter acessado seus arquivos pessoais. Siga as dicas abaixo e veja como proteger seu MacBook em caso de perda ou roubo.
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Para evitar que seus dados sejam acessados por estranhos, existem alguns cuidados que todo usuário de computador portátil pode tomar, como definir uma senha de usuário e encriptar o disco. No caso dos computadores da Apple, existe ainda a possibilidade de localizá-lo remotamente e colocar uma senha no firmware do Mac, evitando que o computador seja formatado.
Desative o login automático
Por padrão, o Mac OS X exige que o usuário defina uma senha – que também é usada para instalar alguns aplicativos ou fazer modificações importantes no sistema. Entretanto, existe a opção de ativar o login automático, que não requer sua senha ao ligar o computador ou sair do modo de espera.
Passo 1. Para desativar o login automático, abra as configurações do Mac. Você pode acessá-las no menu da maçã, clicando em “Preferências do Sistema”;
Passo 2. Na janela de configurações, abra “Usuários e Grupos”;
Passo 3. Clique em “Opções de Início” e, em seguida, sobre o cadeado no canto inferior esquerdo da janela. Digite sua senha para desbloquear as opções;
Passo 4. Por fim, em “Início de sessão automático”, certifique-se de que a opção “Desativado” esteja selecionada;
Passo 5. Volte a janela de preferências do Mac e abra “Segurança e Privacidade”. Na guia “Geral”, configure como “imediatamente” em “Exigir senha depois do repouso ou ao iniciar a proteção de tela” – ou deixe com o menor tempo possível.
Ative o Buscar Meu Mac
Outro recurso importante de segurança é o localizador. O sistema da Apple conta com uma solução da própria empresa, também conhecido como ‘Buscar Meu Mac’. O recurso permite localizar o computador remotamente, enviar mensagens, emitir sons ou apagar seus dados assim que o Mac se conectar à Internet.
Passo 6. Para configurar o "Buscar Meu Mac" ou verificar se o recurso está ativado, nas configurações do sistema, clique em iCloud;
Passo 7. Se você não configurou uma conta do iCloud na primeira vez que ligou seu Mac, entre com endereço de e-mail e senha. Caso ainda não tenha se registrado, crie uma conta gratuitamente;
Passo 8. Verifique se a opção “Buscar Meu Mac” está habilitada. Caso não esteja, ative-a clicando sobre a caixa de seleção à esquerda. O recurso precisa ter acesso à sua localização para funcionar. Quando questionado sobre isso, clique em “Permitir”;
Passo 9. Para localizar um MacBook perdido ou acessar as outras opções do "Buscar Meu Mac", acesse sua conta no site do iCloud.
Coloque senha no firmware
A senha do firmware serve para impedir que terceiros tenham acesso às opções de recuperação do seu Mac e reinstalem o sistema. Para ativá-la, é necessário possuir um pen drive de boot com o instalador do Mac OS X. Saiba como criar um pen drive de instalação.
Passo 10. Com o pen drive conectado, inicie o MacBook com a tecla “Option” pressionada. Para mais detalhes, veja esse tutorial;
Passo 11. Use o mouse ou as teclas direcionais para selecionar o disco “Install OS X Mavericks” e pressione “Enter” em seguida;
Passo 12. Quando a instalação do Mac OS X carregar, no menu “Utilitários”, abra “Utilitário de Senha de Firmware”;
Passo 13. Clique em “Ativar Senha do Firmware”;
Passo 14. Digite uma senha e a confirme no campo logo abaixo. Em seguida, clique em “Definir Senha”;
Passo 15. Por fim, clique em “Encerrar Utilitário de Senha de Firmware” e reinicie o computador. Agora, quando precisar reinstalar o Mac OS X, você precisará entrar com essa senha. Portanto, é importante que você a memorize ou anote em um local seguro.
Ative a criptografia de disco
Com as senhas de usuário e do firmware ativadas, dificilmente seus dados serão acessados através do próprio Mac. No entanto, eles estão desprotegidos e podem ser visualizados através de outro computador, bastando remover o HD do seu MacBook e conectá-lo a um PC. Para evitar que isso aconteça, ative a criptografia de disco.
Passo 16. Nas configurações do sistema, abra o item “Segurança e Privacidade”;
Passo 17. Na guia “FileVault”, clique sobre o cadeado, no canto inferior esquerdo da janela, e entre com a senha da sua conta de usuário. Em seguida, clique em “Ativar o FileVault…”;
Passo 18. Uma chave reserva será gerada. Ela serve para recuperar seus arquivos caso esqueça sua senha. Clique em “Continuar”;
Passo 19. Você terá a opção de enviar a chave à Apple. Caso precise recuperá-la, você deverá entrar em contato com o suporte e responder às três perguntas de segurança escolhidas;
Passo 20. Finalmente, clique em “Continuar” para ativar a encriptação do disco. Será necessário reiniciar o computador para que o sistema dê início ao processo de criptografia, que pode demorar algumas horas dependendo do tamanho do seu HD.
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Pronto! Com todos os recursos de segurança ativados, dificilmente algum estranho terá acesso aos seus dados ou conseguirá usar seu MacBook.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/como-proteger-seu-macbook-em-caso-de-perda-ou-roubo.html
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