quinta-feira, 2 de agosto de 2012

7 mistérios do nosso corpo humano



Bom dia,


7 – Somos fracotes

Mesmo aqueles caras que gastam horas na academia e viram “montanhas de músculos” correriam o risco de passar vexame em uma briga com chimpanzés: esses animais, embora tenham uma musculatura muito similar à nossa, são normalmente duas a três vezes mais fortes do que os humanos de mesmo tamanho, explica Kevin Hunt, diretor do Laboratório de Origem Humana e Evolução de Primatas da Universidade de Indiana (EUA).

O próprio Hunt foi superado em uma disputa de força com uma chimpanzé de míseros 36 quilos, durante uma excursão em uma floresta africana: com apenas três dedos, ela conseguiu quebrar um galho de árvore resistente, enquanto Hunt teve de usar as duas mãos e toda a sua força para repetir a façanha.

6 – Destros e canhotos
Nove em cada dez pessoas são destras. Mais curioso do que essa diferença é o fato de sermos mais habilidosos com uma mão, para começo de conversa (há pessoas ambidestras, mas são muito raras). Uma das teorias mais comuns é a de que o centro da fala, localizado no lado esquerdo do cérebro (que exerce maior controle sobre o lado direito do corpo), exige mais conexões nervosas e, como consequência, faz com que a mão direita predomine na maioria das pessoas. O problema com essa teoria é o fato de que nem todos os destros possuem o centro da fala no hemisfério esquerdo, enquanto metade dos canhotos possui.

5 – Seios em evidência


Nos estágios finais da gravidez e logo após o nascimento do filho, os seios das mulheres acumulam leite para alimentar a criança. Até aqui, nada de anormal. O curioso é que, mesmo após o período de amamentação, os seios continuam em evidência – além disso, mulheres que nunca tiveram filhos também podem ter seios grandes. No mundo científico, não há consenso sobre o motivo por trás dos “seios permanentemente em evidência” – a hipótese de que são uma vantagem evolutiva para atrair um possível companheiro não é infalível, já que há muitas culturas em que seios grandes não são considerados atraentes.


4 – Pelos

Há milênios os seres humanos não dependem de seus pelos corporais para se manter aquecidos, e ainda assim esse traço fisiológico sobrevive. Alguns cientistas acreditam que os pelos são um sinal de maturidade sexual e podem ajudar no jogo da conquista. Para outros, seriam uma forma de proteger as “partes baixas”. Seja qual for a explicação, muita gente gostaria de se ver livre deles.




3 – Colônias ambulantes

Curiosamente, boa parte do seu corpo não é formada por, digamos, você: para cada uma de suas células, há dez micróbios em seu organismo – juntos, eles constituem de 1 a 3% do seu peso corporal. Existem bactérias que combatem micro-organismos nocivos, ou ajudam na digestão, enquanto muitas outras contribuem de modo desconhecido para o funcionamento do nosso organismo. Por sinal, quando ficamos doentes e tomamos antibióticos, corremos o risco de atacar não apenas as bactérias nocivas, mas as nossas “bactérias amigas” também.

2 – O apêndice

Ao lado dos sisos e do dedo mindinho, o apêndice figura naquela lista de partes do corpo cuja utilidade real permanece desconhecida. Há pesquisadores, porém, que consideram isso uma injustiça, e buscam descobrir para que serve esse órgão subestimado. Alguns sugerem que ele pode contribuir para o desenvolvimento do sistema imunológico durante a fase fetal. Outros apontam que o apêndice armazena bactérias importantes para o processo digestivo, uma espécie de reserva para o caso de alguma doença atacar a flora intestinal.


1 – Você

No fim das contas, talvez o fato de um amontoado de partículas ter se juntado para formar uma criatura pensante seja o maior mistério do corpo humano – e um dos maiores já analisados pela humanidade. Há bilhões de anos, estas mesmas partículas que constituem seu cérebro formavam estrelas, vagavam pelo espaço durante incontáveis milênios e hoje estão aqui, reunidas, enquanto você lê esta matéria.



O filme o Hobitt, terá sequência de 3 filmes



Bom dia,


Peter Jackson anuncia terceiro filme de O HobbitPara quem é fã da saga Senhor dos anéis, ficará feliz que o filme 'O Hobbit' que é como se fosse uma sequência do senhor dos anéis vai até o terceiro, veja a matéria abaixo:
A Warner Bros. e a New Line derrubaram todos os empecilhos para gravar o terceiro filme de O Hobbit e já estão tocando o projeto pra frente, de acordo com o anúncio de Peter Jackson nesta segunda (30). Diferente dos dois primeiros filmes, que serão lançados perto do Natal de 2012 e de 2013, o último O Hobbit chegará na metade de 2014; no entanto, nenhuma data foi confirmada.


Nesta segunda-feira, Peter Jackson confirmou por uma postagem no Facebook que um terceiro filme está a caminho: “A riqueza da história, assim como o material relacionado nos apêndices do livro O Senhor dos Anéis, nos permitam contar a história completa das aventuras de Bilbo Baggins e seu papel na às vezes perigosa mas sempre empolgante história da Terra Média.”


O diretor ainda acrescentou: “Assim, sem mais delongas e em nome da New Line Cinema, Warner Bros. Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer, Wingnut Films e todo o elenco e produtores dos filmes O Hobbit, eu gostaria de anunciar que os dois filmes vão se tornar três.”


O Hobbit: Uma Jornada Inesperada estreia nos cinemas no dia 14 de dezembro de 2012. O segundo filme está agendado para 13 de dezembro de 2013.


Fonte: http://portaldecinema.com.br/news/2012/07/30/peter-jackson-anuncia-terceiro-filme-de-o-hobbit/

Até o próximo Melhor do Planeta

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Os mais belos pores do sol



Bom dia,


Está estressado? Que tal colocar um som relaxante e curtir essa seleção de 18 fotos tiradas de pores do sol ao redor do mundo, imagine como seria maravilhoso, estar em um desses cenários.. caso queira, clique na imagem para ampliar a foto.





















Até o próximo melhor do planeta

terça-feira, 31 de julho de 2012

Água-viva artificial é criada por cientistas



Bom dia,



Pesquisadores da popular Universidade de Harvard nos EUA, criaram uma água-viva artificial.

A água-viva que age de forma idêntica a uma natural, foi criada com utilização de silicone e células do coração de ratos.

A água-viva que é chamada de medusóide, nada através de impulsos elétricos e foi uma obra-de-arte, similar a um trabalho de engenharia, como conta o biofísico Kit Parker, um dos líderes do projeto.

Embora o medusóide não seja um ser vivo, age perfeitamente como tal. E esse projeto é o ponto inicial para construção de órgãos artificiais humanos a partir de células. Para continuar o estudo dessa possibilidade, a medusóide também será desenvolvida com células cardíacas humanas.



Nesse caso, também poderão ser testados, uso de medicamentos para problemas cardíacos, já que as funções vitais da água-viva serão baseadas em células humanas. Os efeitos podem ser vistos sem uso de cobaias vivas.

Os criadores da medusóide já estão trabalhando na criação de outros animais. Um polvo já está sendo criado e novos estão por vir.

Fonte: http://www.efroide.com.br/mundo-animal/cientistas-criam-agua-viva-artificial-com-celulas-de-ratos/





Até o próximo Melhor do Planeta

10 gadgets (câmeras, netbooks, mp3, dvd, gps ... ) que o Smartphone matou



Bom dia,





Desde o surgimento dos Smartphones, outros equipamentos antes considerados por alguns como essenciais, estão ao poucos desaparecendo das mãos dos aficionados por tecnologia. E não é a toa. Eles são compactos e aglomeram todas as outras funções em um só dispositivo.


Listamos a seguir alguns dos dispositivos que já caíram (ou logo cairão) nas mãos dos Smartphones.
1. Câmeras portáteis


A maioria dos smartphones estão com você o dia todo e negam qualquer razão para carregar uma câmera compacta, especialmente quando os resultados são praticamente os mesmos. Novos aparelhos celulares tem até mesmos seleção de cenas e gravam vídeos em alta definição, inclusive em Full HD.


2. Vídeo câmeras portáteis




Algumas pessoas até riem da ideia de usar um smartphone para gravar vídeos. A qualidade é terrível e você não consegue segurar o aparelho sem tremer! Mesmo assim, você pode colocar alguns dessestelefones celulares em um tripé para ter certeza de que o vídeo não tremerá. Já o iPhone 4 tem uma câmera de alta definição de 720p.


E, do mesmo jeito que eles mataram a câmera digital, os smartphones permitem que você transmita uma gravação de vídeo para a internet diretamente e você sempre tem um com você.
3. Netbooks


A verdade é que o netbook foi uma moda de vida curta. Um teclado apertado, baixa capacidade de processamento, falta de suporte para jogos 3D e um sistema operacional deficiente como o Windows 7 Starter fizeram com que esse produto saísse de jogo. Os smartphones são muito mais úteis para qualquer coisa que estes aparelhos podem fazer, com exceção de longos documentos de texto, o que utilizamos o laptop para fazer.
4. MP3 Players


Se lembra destes? A Sony ainda insiste em faze-los, apesar de seu celular ser um aparelho muito melhor para ouvir música – músicas estão há uma tecla de distância, amplo espaço de armazenamento e você ainda pode navegar a internet ou ver um slide show enquanto ouve as músicas mais recentes.
5. DVD Portáteis


Outra relíquia de uma era passada, o DVD portátil é um aparelho de um único uso e com armazenamento limitado. Um smartphone te permite comprar filmes em qualquer lugar e você pode gravar seu próprio material conforme desejar.
6. Porta-retratos digitais


O Motorola Backflip tem uma articulação que permite que você o posicione horizontalmente e o use como um porta-retratos. O novo Nokia N8 também tem um suporte com a mesma função. Slide shows podem ser vistos diretamente da internet e a resolução da tela é suficiente para aquelas fotos de família na praia. Além disso, você pode usar o aparelho para tirar as fotos ou vídeos e depois usá-lo para mostrá-las.
7. Agendas eletrônicas (PDA)


Surpreendentemente, já houve lugar no Mercado para as PDAs, conhecidas como agendas eletrônicas ou assistente pessoal digital. A Palm introduziu o produto no mercado e foi a mais utilizada. Não há mais uma necessidade de um aparelho dedicado para sua organização, uma vez que os smartphones também tem agenda, contatos, listas de tarefas e muito mais.
8. Videogames portáteis


A Nintendo está desenvolvendo um sistema de jogos portátil que tem display em 3D, e vou admitir que até soa atraente. Mas, pra que? A razão: plataformas como o Google Android e o iPhone OS tem tido uma ótima performance quando o assunto é jogo, os jogos estão tão bons quanto ou até melhores e você pode instalá-los facilmente. Ainda a favor dos smartphones, um jogo de 5 minutos com uma resolução ok que custa 2 dólares é melhor que um de 20 dólares que faz você espremer os olhos pois está tentando ser um jogo de PS3.
9. Gravadores de voz


Esses aparelhos singulares da Sony e outros fabricantes ainda existem, mas não tenho certeza do porquê. Nós supomos que nem todo usuário de iPhones e outros smartphones sabe que eles possuem um gravador de voz mais do que adequado embutido e com espaço suficiente para várias gravações.
10. GPS


A Garmim e outras empresas já sabem o que está por vir – e é por isso que eles estão desenvolvendo smartphones que funcionam como aparelhos GPS dedicados. Mas quase todo smartphone tem GPS embutido, com uma grande gama de aplicativos disponíveis, navegação por voz e opção de atualização de mapas via wi-fi. E ainda mais, você pode usar um suporte no carro para seu smartphone, e quando chegar no lugar, basta tirá-lo do suporte e dar uma volta sem se perder.






Fonte: http://www.doufer.com.br/2012/02/07/10-gadgets-que-o-smartphone-matou/?






Até o próximo Melhor do Planeta