quinta-feira, 26 de julho de 2012

Veja como foi o Brasil nas últimas 10 Olimpíadas



Bom dia,



Os jogos olímpicos de Londres estão chegando. Como você acha que será o desempenho dos atletas brasileiros? 

Antes de começar a torcer pelo Brasil em Londres, relembre como foram o desempenho brasileiro nas 10 últimas Olimpíadas.

Ano: 1972Cidade: Munique (Alemanha)
Posição brasileira: 41º lugar
Participaram 89 atletas em 13 modalidades. O Brasil conseguiu duas medalhas de bronze, uma no salto triplo e uma no judô (meio-pesado) masculino.


Nelson Prudêncio, bronze no salto triplo.

Ano: 1976Cidade sede: Montreal (Canadá)
Posição brasileira: 36º lugar.
96 atletas competiram em 11 modalidades. Novamente duas medalhas de bronze. Uma no atletismo, no salto triplo, com o lendário João do Pulo, e uma no judô masculino, categoria meio-pesado.


Atleta João do Pulo, prata no salto triplo.

Ano: 1980
Cidade sede: Moscou (Rússia)
Posição brasileira: 17º lugar.
Em 1980, o Brasil conseguiu sua melhor participação até então. Com 109 atletas participando de 13 modalides, os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro na Vela, modalidade 470 masculino e tornado. Além disso, novamente duas medalhas de bronze, uma no salto triplo e uma na natação.


Os medalhistas de ouro na vela: Eduardo Penido e Marcos Soares, com o técnico à época, Boris Ostergen.


Ano: 1984Cidade sede: Los Angeles (Estados Unidos)
Posição brasileira: 19º lugar.
151 brasileiros participaram de 14 modalidades. O Brasil conquistou um ouro, no 800 m masculino com Joaquim Cruz; cinco pratas, uma no futebol masculino, uma no judô (meio-pesado) masculino, uma na natação 400 m medley masculino, uma no vôlei masculino e uma na vela (categoria soling); e dois bronzes, no judô, categorias leve e médio, masculino.
A conquista inédita do ouro nos 800 metros masculino:


Ano: 1988Cidade sede: Seul (Coréia do Sul)
Posição brasileira: 24º lugar.
170 brasileiros participaram em 19 modalidades. Um ouro com Aurélio Miguel no judô (meio-pesado). Duas pratas, uma no atletismo e uma no futebol masculino e três bronzes, no 200 m masculino e duas na vela, categorias star e tornado.



Ano: 1992Cidade sede: Barcelona (Espanha)
Posição brasileira: 25º lugar.
197 atletas participaram em 20 modalidades. Destaque para a “geração de ouro” do vôlei. Dois ouros, no judô (meio-leve) masculino e no vôlei masculino. E uma prata, na natação, 100 m livres masculino.
Em Barcelona, o ouro no vôlei masculino foi o grande destaque. Era a consagração de uma geração vencedora:

Ano: 1996
Cidade sede: Atlanta (Estados Unidos)
Posição brasileira: 25º lugar.
225 atletas competiram em 18 modalidades. O Brasil conquistou três ouros, um no vôlei de praia feminino e dois na vela (classes laser e star). Três pratas, uma no basquete feminino, uma no vôlei de praia feminino e uma na natação 200 m livre masculino. Por fim, o Brasil retornou com nove bronzes: um no revezamenteo 4 x 100 m no atletismo, uma no futebol masculino, um no hipismo (modalidade saltos por equipe), dois no judô (categorias meio leve e meio pesado masculino), dois na natação (100 m livre e 50 m livre), um no vôlei feminino e um na vela, categoria tornado.
Em 1996, as conquistas da natação e do judô foram algumas das conquistas brasileiras:



Ano: 2000Cidade sede: Sidney (Austrália)
Posição: 52º lugar.
205 atletas participaram de 20 modalidades. Essa foi a Olimpíada que quase nada deu certo para o Brasil, que conquistou seis medalhas de prata: duas no vôlei de praia (uma no masculino e uma no feminino), duas no judô (categorias leve e médio masculino), uma no atletismo (revezamento 4 x 100 m) e uma na vela (categoria laser). Além disso, foram seis medalhas de bronze: uma no basquete masculino, uma no hipismo (saltos por equipe), uma na natação (revezamento 4 x 100 m), uma na vela (categoria star), uma no vôlei feminino e uma no vôlei de praia feminino.
Uma das conquistas mais marcantes foi a prata no revezamento 4×100 metros rasos:


Ano: 2004Cidade sede: Atenas
Posição brasileira: 16º lugar.
247 atletas brasileiros participaram de 22 modalidades. O Brasil conquistou cinco ouros, duas pratas e três bronzes. Dois ouros na vela (categorias laser e star), um no hipismo (salto individual), um no vôlei masculino e um no vôlei de praia masculino. Uma prata no vôlei de praia feminino e uma no futebol feminino. Um bronze na maratona masculino e dois nu judô masculino (categorias leve e meio-médio).
Confira algumas conquistas brasileira nos Jogos 2004:

Vanderlei Cordeiro ganhou a medalha de bronze na maratona, mas tinha tudo para ganhar o ouro Olímpico.


Ano: 2008Cidade sede: Pequim (China)
Posição brasileira: 23º lugar.
277 atletas competiram em 32 modalidades. O Brasil conquistou 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes, totalizando 15 medalhas. Um ouro na natação 50 m livre, um no atletismo 50 m livre e um no vôlei feminino. Prata na vela (categoria star), no futebol feminino, no vôlei masculino, no vôlei de praia masculino. Bronze na vela (categoria 470 feminino), no vôlei de praia masculino, no futebol masculino, na natação (100 m livre), no taekwondo (categoria acima de 67kg) e três no judô (masculino categorias até 73 e 81 kg e feminino categoria até 57 kg).

Relembre as conquistas que marcaram as últimas Olimpíadas, em Pequim:


Londres 2012
Em Londres, o Brasil será representado por 259 atletas, sendo 136 homens e 123 mulheres, em 32 modalidades.


A esperança do ouro inédito no futebol está nos pés de Neymar e Cia.

fonte: http://www.dibico.com.br/top-10-ultimas-participacoes-do-brasil-nas-olimpiadas

Até o próximo melhor do planeta

0 comentários:

Postar um comentário