Boa noite,
Todos nós amamos mistérios, mesmo que pareça que a ciências já desvendou toneladas deles, sempre existe alguma coisa para se descobrir ou desvendar. Vamos focar os mistérios da ciência, que sempre confundiu os pesquisadores e os deixam perguntando se a ciência atual não é capaz de compreendê-las, ou mesmo se, talvez, há um poder superior no jogo. Vamos listar neste post dez mistérios científicos que irão provocar o seu pensamento e deixar você pensando neles. Talvez alguém entre nós, um dia vai resolve-los e se tornar um famoso cientista por sua descoberta. Enquanto eles não são desvendado fica somente a interrogação e esse post.
5 - A teoria da deriva dos continentes
A teoria da Deriva Continental foi proposta pela primeira vez em 1500 e afirmou que os continentes parecem flutuar em relação ao outro lado do oceano. Mais tarde, ele foi refinado na teoria das placas tectônicas, que propõe que existem placas tectônicas no fundo do oceano que lentamente se movem separando os continentes e criando os oceanos ao longo do período de milhões de anos. O mistério, no entanto, é o que realmente fez estas placas se mover, e a confusão aumenta por que os estudos demonstraram que é improvável e a teoria não explica o fenómeno totalmente. Alguns têm sugerido que, devido à natureza inexplicável do funcionamento por trás da teoria e as evidências contra ela, que os continentes podem ter sido realmente separado mais rapidamente por um envento catastrófico como uma inundação, do que por muitos milhões de anos.
4 - Extinção de Megafauna
Há muito tempo atrás existiam outros grandes animais como o elefante que caminhavam sobre a Terra, como por exemplo o mamute lanoso, estes animais são identificados pela Megafauna. Para muitos cientista a Megafauna desapareceu apenas recentemente, na faixa de dezenas de milhares de anos atrás, e os cientistas não são capazes de identificar o porquê. As duas respostas principais como a causa para o deseparecimento da Megafauna é: a caça pelo homem e as mudanças climáticas. Aqueles que dizem que é a mudança climática, muitas vezes têm pouquíssima evidência além de afirmar que não há provas suficientes para a outra explicação. As explicações de caça, muitos cientistas dizem que mesmo se fosse verdade, pode haver muito pouca evidência arqueológica para isso. O mistério ainda permanece sem solução, e ainda não pode ser entendido de forma conclusiva, que pode até ser algo completamente diferente no jogo.
3 - O efeito Mpemba
O efeito Mpemba ou paradoxo de Mpemba é o fenómeno físico que consiste no facto de, sob certas condições, a água morna congelar mais rapidamente do que a água fria. A descoberta deste efeito foi feita por um estudante do ensino secundário chamado Erasto Barthlomeo Mpemba na Tanzânia, África em 1969. O fenómeno foi observado durante o fabrico de gelados e perante diversos professores.
Uma das principais observações que se pode realizar a respeito do efeito Mpemba é que ele mostra que o fenómeno do congelamento não é linear, pois a água congela mais rapidamente se estiver a uma maior temperatura. Diversos fatores influenciam tais observações, desde a condutividade térmica do recipiente até à quantidade de gás dissolvido na água. A água quente resfria mais rapidamente devido às correntes de convecção que tornam o resfriamento mais uniforme e à criação de uma camada de gelo na superfície da água. Quando se congela água fria prejudica-se as trocas de calor realizadas com o exterior, logo na água fria há um maior isolamento térmico o que atrasa a sua solidificação. A evaporação na água quente também influencia, pois reduz um pouco a quantidade de água a congelar e também causa uma redução da temperatura da mesma devido à perda de calor. Em recipientes que são maus condutores térmicos a evaporação é a maior responsável pelo efeito Mpemba. Outro fator a considerar é que na água morna há uma menor quantidade de gás dissolvido, reduzindo a temperatura de solidificação.
2 - A velocidade da luz
Embora os estudos sobre a velocidade da luz e o meio de velocidade mais rápido que possamos viajar, esta teoria não é totalmente refutado, porém há evidências crescentes de que ela pode não ser precisa, Alguns cientistas indicam que a energia escura parece ir em um ritmo mais rápido. Eles também observaram que, se a teoria do Big Bang estiver correta, o universo se expandiu de uma maneira mais rápida do que a velocidade da luz, quando o cosmos estavam em sua infância. Alguns cientistas em experimentos cuidadosamente controlados conseguiram, até pulsos de clock que realmente superou a velocidade da luz. Por enquanto como podemos ir mais rápido do que a velocidade da luz não é certo ainda, porém parece que podemos não ser tão limitado como se pensava anteriormente. Até agora, esse mistério continua sem solução, mas a ciência parece estar ficando mais perto de uma resposta.
1 - Out of body Experiences
As pessoas têm relatado experiências estranhas quando estavam perto da morte, onde eles sentiram que sua consciência tinha deixado seu corpo, embora seu corpo ainda estivesse vivo. Um grupo de pesquisadores procurou testar esta fora de sensação corporal. Eles usaram a realidade virtual e câmeras, primeiro tocar algum corpo virtual projetada e o seu corpo real, e então apenas o virtual. As pessoas estavam convencidos de que eles estavam sendo tocado mesmo quando elas não estavam. A experiência levou-os a acreditar que a capacidade das pessoas para experimentar as coisas em seu corpo depende muito de onde eles acreditam que seu corpo esteja visualmente. Outro pesquisador procurou compreender experiências de quase morte, estudando-os em um hospital durante vários anos usando vários controles. Ele acredita que sua experiência será capaz de provar se as pessoas estão experimentando ilusões, ou se a sua consciência está realmente saindo do corpo. Por enquanto nada disso foi provado ainda. E a duvida permanesse (não a luz da bíblia que diz que alma que pecar está é a que morrerá ecles 18:4 ).
Aguardem até os próximos 5 mistérios não solucionado pela ciência. E ai gostou deixe o seu comentário.
Até o próximo Melhor do Planeta.
0 comentários:
Postar um comentário