Se você já está com passagem aérea comprada para viajar para a Califórnia ou pretende visitar o local em breve, vale a pena incluir em seu roteiro este inusitado destino. Bodie é um dos muitos locais do mundo classificados como “cidade fantasma”, o que, por si só, já é bem pitoresco, mas mesmo dentro deste universo tão particular esta cidade californiana consegue se destacar por sua singularidade.
As ditas “cidades fantasmas” são lugares antes habitados e que guardam marcas desta ocupação, mas que foram abandonados por razões das mais diversas, que vão desde projetos urbanos que não vingaram (exemplo de Hashima, no Japão) a grandes tragédias que dizimaram a população local (caso de Oradour-sur-Glane, na França) ou questões geológicas que tornaram impossível a ocupação do lugar (como Craco, na Itália). Algumas destas cidades não podem ser visitadas por questões de segurança ou proibição estatal, mas outras se tornaram atração turística dada à curiosidade gerada por este tipo de lugar. É o caso de Bodie, que de tantas visitadas mais parece habitada, só que por turistas.
A História
O surgimento de Bodie está ligado a um importante período da história dos Estados Unidos, chamado de Corrida do Ouro na Califórnia. Este fato histórico foi responsável pela expansão e desenvolvimento estrutural da região, que passou a receber ondas migratórias de garimpeiros em busca de ouro após a primeira descoberta do metal na Califórnia em 1848. Em busca de uma vida melhor ou de uma grande aventura, muitos migraram para a região, dentre eles o comerciante nova iorquino W. S. Bodey.
W. S. Bodey deixou para trás mulher e filhos no estado de Nova York e foi em busca de ouro na Califórnia. Em 1959 ele descobriu ouro numa região no leste do estado, fato que originou uma intensa migração de garimpeiros para o local. A ocupação originou a cidade de Bodie, nomeada assim em homenagem ao pioneiro da descoberta de ouro no local.
Graças à presença de ouro, Bodie tornou-se uma cidade mineira e em seu auge chegou a ser habitada por mais de cinco mil pessoas, abrigando cerca de duas mil construções que incluíam um banco, um cemitério e um jornal local. A cidade possuía até mesmo um bairro chinês. Mas o declínio da mineração no país provocou o declínio de Bodie já a partir de 1890. Em 1915 a cidade foi pela primeira vez classificada como fantasma e em 1920 apenas 120 habitavam o local, número que caiu para 03 por volta de 1940.
Por que visitar
Há muitas outras cidades fantasmas no mundo e há muitas cidades fantasmas nos Estados Unidos remanescentes da corrida do ouro, sendo assim, o que faz de Bodie tão especial? O charme de Bodie está em seu valor histórico, já que a cidade preserva marcas de um período bem peculiar. Desde a década de sessenta Bodie é reconhecida como um sítio histórico nacional e também é considerada a cidade fantasma oficial da corrida do ouro californiana, sendo um posto emblemático. Em 1962 a cidade foi nomeada Bodie State Historic Park, tornando-se um local preservado. Ao todo, são 110 construções remanescentes que exibem os hábitos da antiga cidade através de estruturas como uma igreja, posto de gasolina, ginásio e habitações que podem ser percorridas por turistas.
Por ser um sítio histórico preservado, Bodie apresenta ambiente ideal para visitas, constituindo uma espécie de parque temático histórico a céu aberto que alimenta a fantasia dos turistas sobre histórias do velho oeste, forasteiros e garimpeiros. Anualmente a cidade recebe aproximadamente 200 mil visitantes e é certamente um passeio único que serve para completar o leque de variadas atrações que o estado da Califórnia proporciona aos turistas.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/somente-lugares-legais/conheca-bodie-curiosa-cidade-california?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=conheca-bodie-curiosa-cidade-california
0 comentários:
Postar um comentário