O Google não oferece a opção de proteger documentos no Drive e quem guarda informações importantes em arquivos do Google Docs está protegido apenas pela senha da conta geral. Em caso de invasão, todos os documentos do Google Drive serão expostos. Para evitar que isso aconteça, além de ativar a verificação em duas etapas, você pode criar uma planilha encriptada para guardar dados importantes como senhas. Siga os passos do tutorial abaixo:
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Passo 1. Acesse o Google Docs para abrir a planilha e crie uma cópia no Google Drive;
Crie uma cópia da planilha no Google Docs. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Com a planilha aberta, acesse o menu “Ferramentas” e clique em “Editor de scripts”. Uma nova janela ou aba do navegador será aberta;
Vá até o Editor de scripts. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. No editor de scritps do Google Docs, abra o menu “Arquivo” e clique em “Gerenciar versões…”;
Clique em "Gerenciar versões...". (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Deixe o campo em branco e clique em “Salvar nova versão”. Uma nova linha com a versão “1” irá aparecer. Clique em “OK” para voltar ao editor de script;
Confirme a versão 1. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 5. Agora, clique no menu “Publicar” e escolha “Implantar como aplicativo web…”;
Vá em "Publicar". (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Por fim, clique em “Implementar” e feche o editor de scripts;
Clique em "Implementar" para executar o app. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 7. Voltando à planilha, acesse o menu “Protect File” e clique em “Initialize”;
Clique sobre "Initialize". (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 8. É necessário autorizar o script a acessar o Google Drive e editar a planilha. Para isso, clique em “Aceitar” quando a permissão for requisitada;
Conceda permissão ao script no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 9. Adicione à planilha as informações que gostaria de proteger e, no menu “Protect File”, clique em “Encrypt File”;
Encriptando planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 10. Na primeira vez que o comando for executado será necessário definir uma senha que codifica ou descodifica o documento. Digite-a e pressione “OK”;
Definindo senha pela primeira vez no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 11. Os dados da planilha serão encriptados. Para revelar as informações, basta acessar o menu “Protect File”, clicar em “Decrypt File” e entrar com a senha;
Descriptografando planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 12. Caso queira acessar os dados de um dispositivo móvel, que não conta com o menu “Protect File”, use o link disponível ao lado de “URL to Encrypt/Decrypt” para codificar ou revelar o conteúdo da planilha.
Link especial para criptografar ou descriptografar planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! Com essa planilha especial suas informações poderão ser salvas de forma mais segura. Contudo, é importante dizer que não há garantias de que essa proteção seja inviolável, mas certamente é muito mais confiável do que um arquivo simples de senha.
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Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/10/como-criar-uma-planilha-encriptada-no-google-docs-para-guardar-senhas.html
Olá! Gostaria de encriptar uma planilha, no entanto quando chego no passo 7 demonstrado, não encontro a opção “Protect File" na minha planilha.
ResponderExcluirPoderia me ajudar? (: