Em um dos episódios da série “How I met your mother”, o personagem Barney Stinson explica a um amigo sobre o “efeito cheerleader. A teoria é simples: quando mulheres (e homens) andam em grupo, todas parecem mais bonitas do que realmente são. Mas sem a companhia das amigas, elas ficam bem mais sem graça.
E não é que Barney estava certo? O psicólogo Drew Walker, da Universidade da Califórnia, decidiu testar a piada. Ele pediu a voluntários para analisarem fotos de um grupo de pessoas, e depois de cada um individualmente (aliás, experimento bem parecido com o de outro colega, da mesma universidade, lembra?). Não deu outra: em grupo as pessoas realmente pareciam mais bonitas.
Drew Walker acredita que isso seja resultado da interação entre três fenômenos cognitivos: o sistema visual automaticamente analisa representações de conjuntos de rostos em grupo; membros individuais são classificados pela média do grupo; e, em geral, a média é atraente. Ou seja, quando você olha alguém no meio de um grupo, seu cérebro não analisa rosto a rosto. É como se tudo fosse uma coisa só. Aí cada pessoa recebe a nota média. E geralmente a média é boa. É lindo, todo mundo sai ganhando.
Só fica a dúvida: e se a média for muito baixa? Será que você fica mais feio?
Crédito da foto: flickr.com/e3000
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/andar-em-grupo-deixa-voce-mais-bonito/
0 comentários:
Postar um comentário