Confuso entre um tablet ou e-reader? Apesar de parecidos, estes dois gadgets não são a mesma coisa e cada um é direcionado para um tipo de consumo de mídia. Embora os tablets sejam a onda do momento, com grande poder de processamento, os e-readers - ou leitores digitais - se destacam pela bateria de longa duração e tela e-ink, confortável aos olhos. Conheça as principais diferenças e veja qual é o mais indicado para você neste especial.
Tablet ou e-Reader? Confira qual gadget é o mais indicado para a sua necessidade (Foto: Arte / TechTudo)
Tablets: grande poder de processamento para Internet, jogos, vídeos e etc.
Os tablets são o produto de tecnologia do momento. Responsáveis pelas quedas das vendas de computadores e pela “morte” do mercado de netbooks, os tablets são caracterizados por sua capacidade em desempenhar várias funções: acessar a Internet, visualizar vídeos, jogar games com preços acessíveis, acessar as redes sociais, aplicativos simples, fotos,... não falta uso a um tablet.
Entretanto, mesmo com todos esses recursos, telas com grandes resoluções e processadores velozes, há alguns usos que os tablets deixam a desejar; não por falta de desempenho, mas pelo excesso de distrações. Para ler livros, por exemplo, mesmo que seja perfeitamente acessível no tablet, é comum ser incomodado durante as leituras para ver notificações ou dar uma espiadinha no Facebook. Jogos, então, nem é necessário comentar.
Tablets são melhores para acesso e criação de conteúdo multimídia (Foto: Leonardo Martins / TechTudo)
Outro ponto onde os tablets deixam a desejar é a visualização, principalmente fora de ambientes internos, como casa ou escritório. Durante o dia, em um ambiente externo, ler ou assistir conteúdos em um tablet não é uma tarefa fácil, graças aos reflexos da tela. No extremo oposto, ler a noite ou em ambientes escuros também se torna um incômodo, já que geralmente o brilho mínimo das telas machuca os olhos. No geral, também por conta dos pixels das telas, muitos usuários reclamam de fadiga nos olhos depois de longos períodos de leituras.
E-readers: ideais para leitura, e só.
Os e-readers se destacam entre os amantes da leitura por sua simplicidade. De fato, são os melhores dispositivos para estudo e leitura, principalmente para quem pretende ler por longas horas. A tela de um e-reader é composta de um material diferente (e-ink) dos tablets, parecida com a de um papel, capaz de oferecer uma leitura mais agradável tanto em ambientes internos como externos.
Os e-readers possuem recursos para navegar na Internet, mas esta foge de ser uma tarefa confortável (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Os e-readers não apostam em grande poder de processamento. Geralmente seus componentes são pouco potentes, em telas de baixa resolução, pois para acessar arquivos e livros para leitura não é exigido muito hardware. Por isso, inclusive, sua autonomia de bateria é surpreendente: alguns e-readers conseguem passar meses com apenas uma carga, mesmo utilizando diariamente.
Decidido sobre qual comprar? Tablet ou e-reader? Compartilhe sua ideia no fórum
Não custa lembrar, entretanto, que os e-readers são ótimos apenas para leitura. Comprar um e-reader pensando em acessar a Internet resultará em uma grande frustração, apesar desta tarefa ser viável. Além da tela ser, geralmente, monocromática, o processador de um e-reader não dará conta do conteúdo multimídia. Ou seja: nada de vídeos ou jogos. As páginas são exibidas de forma que a leitura de textos seja possível, mas a navegação em si é demorada.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/tablet-ou-e-reader-descubra-qual-aparelho-e-o-mais-indicado-para-voce.html
0 comentários:
Postar um comentário