domingo, 3 de novembro de 2013

Vale a pena comprar um MacBook Pro sem tela Retina?










A Apple renovou sua linha de MacBooks Pro no último dia 22 com melhorias no desempenho e na tela. Os novos modelos, todos com a tecnologia Retina, já estão disponíveis na loja online da fabricante no Brasil. A falta de notebooks clássicos, porém, chamou a atenção e levantou uma dúvida entre os consumidores: ainda vale a pena investir em um MacBook Pro sem tela Retina? O TechTudo preparou uma análise completa.



Diferenças MacBook Pro Clássico (à esquerda) e novo modelo da Apple com tela Retina vão além do display (Foto: Arte/Divulgação)
Diferenças MacBook Pro Clássico (à esquerda) e novo modelo da Apple com tela Retina vão além do display (Foto: Arte/Divulgação)


- O que é tela Retina?



A tela Retina possui resolução e densidade de pixels na qual é impossível distinguí-los individualmente a olho nu, o que torna as imagens muito nítidas e as cores muito mais bonitas. Para efeitos de comparação, o MacBook Pro clássico tem resolução de 1280 x 800 pixels, já o modelo com tela Retina possui 2560 x 1600 pixels, resolução superior à Full HD. Na prática, ela torna visualização melhor e bem mais confortável.



- Design



Embora as duas gerações se pareçam bastante, o MacBook Pro com tela retina passou por uma "dieta". O novo modelo tem 1,8 cm de espessura e pesa 1,57 Kg contra 2,41 cm e 2,06 kg do dispositivo antigo. Proporcionalmente, os novos aparelhos da Apple são 25% mais finos e 20% mais leve, graças à reorganização dos componentes internos e pela troca dos discos HDs pelos SSDs.



- Desempenho



Ao contrário dos modelos sem tela Retina, que ainda usa discos mecânicos, os novos MacBooks Pro possuem discos SSD (Solid State Disk). Esse tipo de componente, embora seja menor que o padrão convencional, é muito mais rápido.



Outra mudança na linha MacBook Pro diz respeito ao processador. Os modelos com tela Retina usam um chip da quarta geração da Intel, a Haswell, garantindo desempenho e gerenciamento de energia melhores do que os equipamentos sem o Retina Display, ainda equipados com a terceira geração.



Há ainda diferenças no quesito bateria. Segundo a Apple, o modelo com tela retina é capaz de ficar nove horas longe de tomadas, enquanto o equipamento mais antigo dura apenas sete horas. Para quem usa o equipamento em locais onde não há terminais de recarga, isso é um fator muito importante.



- Custo-benefício



O MacBook Pro convencional de 13 polegadas pode ser encontrado por R$ 4.799 na loja virtual da Apple. Já o mais básico da versão com a tela Retina custa R$ 5.999. A diferença entre ambos é bem grande e pode pesar muito na hora de escolher qual modelo comprar. No entanto, é preciso levar em consideração outras questões.



Diferença entre tela comum do MacBook Pro Clássico (à esquerda) e o display Retina do novos notebooks da Apple (Foto: Reprodução/Apple)
Diferença entre tela comum do MacBook Pro Clássico (à esquerda) e o display Retina do novos notebooks da Apple (Foto: Reprodução/Apple)



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/vale-pena-comprar-um-macbook-pro-sem-tela-retina.html

0 comentários:

Postar um comentário