2014 Copa do Mundo Fifa Brasil está a quase dois meses de ser
lançado. Porém, o próximo game da linha FIFA não é outra adição na lista
anual pela qual a franquia é conhecida. Assim como em 2010, a
Electronic Arts planeja para este ano um segundo jogo, baseado na Copa
do Mundo, que apresenta um trabalho bem mais personalizado que os update
anuais. O TechTudo teve a chance de testar, em primeira mão, quais
serão as novidades para esta versão diferenciada. Confira nossas
impressões.
2014 FIFA World Cup Brazil: Xbox One e PS4 ficarão sem versão do game
Para o mundo jogar
De fato, o jogo grita
desde o primeiro instante que não é apenas outro Fifa: desde o menu
inicial, todas as telas são incrivelmente coloridas e estilizadas, com a
trilha sonora tipicamente americana substituída por world music feita
em diversos países e constantes referências ao aspecto global do evento.
Mesmo
durante as partidas, as interrupções são aproveitadas para a inclusão
de cenas de torcidas ao redor do mundo, com fantasias, caras pintadas e
aglomerações em locais famosos. Todos os menus são realmente alegres, e o
jogo parece usar de uma intensificação visual, com filtros que tornam a
aparência mais vibrante que o comum.
Mais importante do que
isso, no entanto, é a decisão consciente da EA de mudar radicalmente a
jogabilidade desta edição especial, trocando os controles precisos e
simulações complicadas por mecânicas muito mais simplificadas, para que
mesmo que o jogador mais inexperiente consiga participar.
“É
com certeza o jogo FIFA mais acessível que já fizemos. Queremos
transmitir as sensações exclusivas da Copa, e queremos que o máximo de
pessoas possam experimentá-la”, explicou o produtor dos games da
franquia, Gilliard Lopes. “Não é um jogo feito para o fã de FIFA – mesmo
porque ele vai encontrar muita coisa da Copa do Mundo no próprio FIFA14
-, mas para aquelas pessoas que se tornam fãs de futebol com mais
intensidade durante a Copa, que querem participar de forma mais
envolvida com esse grande evento”, completou.
A impressão inicial é que o jogo se tornou bem mais rápido,
contrariando a tendência recente da franquia de substituir velocidade
por precisão, mas em segunda análise é possível notar inúmeras
diferenças. Para atrair mais público, passes e chutes agora são quase
teleguiados, bastando pressionar um botão para que o jogo ajuste a
trajetória e a força da bola; as batidas de pênaltis foram refeitas, com
ajuste de chute facilitado e uma barra de precisão mais difícil de ser
centralizado, assim como inclusões das novas “firulas do goleiro”. Um
novo modo “Iniciante”, mais fácil que o Amador, foi incluído para que
qualquer pessoa tenha um desafio à altura.
Algumas invenções
que apareceram no Fifa 14, como o Modo de Treino integrado à campanha,
foram incorporadas nesse FIFA Copa da Mundo. Apesar de não ter nada
equivalente ao modo Ultimate Team em seu cardápio, este jogo terá 10
modos de jogo, 7 deles terminando na Final da Copa. Existe o “Caminho
para o Rio”, que é jogado como um jogo de tabuleiro, no qual a última
casa é a final no Maracanã e cada partida tem todo o tema visual
adaptado para o local e a importância que ocupam.
O modo
Capitão da Seleção, como seu equivalente nos jogos normais, dá controle
de um único jogador em jogos e treinos, desafiando o usuário a sair de
um "timeco" de segunda divisão até se tornar o capitão da seleção. Para
quem quer uma experiência mais longa, o modo “Caminho para a Copa” refaz
todo o trajeto de eliminatórias até a competição de fato, e nele é
preciso se manter no time que o jogador inicialmente escolher. De forma
similar, um quarto modo chamado História da Eliminatórias traz cenários
famosos de partidas pré-Copa, para que os fãs possam aproveitar.
Do
outro lado desse cardápio estão os modo online do Fifa Copa do Mundo
2014, que são basicamente dois: primeiro e básico, será possível jogar
Copas do Mundo online com outros jogadores pelo mundo, escolhendo um
time fixo e tentando a sorte em 7 partidas consecutivas, das quais
apenas o Campeão do Mundo ganhará todas.
Os amistosos online, sempre presentes, estarão de volta, mesmo que
apenas entre seleções. Isso não quer dizer que as funções conectadas
acabam por aí, pois as atualizações de escalações, status individuais e
placares da Copa estarão nos servidores da EA apenas uma hora depois de
terem acontecido (essa é a promessa). A EA pretende não apenas atualizar
as fichas das seleções em tempo real, mas disponibilizar cenários de
partidas reais, recém-finalizadas, para que qualquer usuário possa
imediatamente viver uma versão alternativa daquele embate, seja ele a
Final da Copa ou algum jogo simples de grupo.
Borrando a tinta
A
única grande catástrofe de toda a experiência é perceber, no final da
geração, como estão defasados PlayStation 3 e Xbox 360. A EA claramente
forçou a mão na hora de definir os limites gráficos do jogo, e a enorme
quantidade de detalhes em tela exigiu sacrifícios severos. Há constantes
quedas nas taxas de quadros, serrilhados por toda parte e os alegados
720p de resolução chegam a ter um aspecto de Wii com relação a eles,
volta e meia.
Em conjunção com a questionável escolha por
publicar este jogo apenas para as ditas plataformas, a EA acabou se
enfiando num buraco: FIFA Copa do Mundo 2014 é um jogo que tem uma
elaboração artística para maravilhar, mas tem que constantemente lidar
com um hardware muito aquém de suas ambições. O jogo acaba tendo um
visual emporcalhado, com detalhes demais e definição de menos. Poderia
ter sido nas plataformas da próxima geração, com um pouco de ambição.
O FIFA mais brasileiro
“Este
com certeza é o FIFA mais brasileiro que já fizemos”, disse o Gilliard
Lopes durante a coletiva. Com 203 seleções presentes e mais de 7.500
jogadores com estatísticas reais inclusos, a afirmação parece um pouco
arriscada, mas a dúvida se desfaz no primeiro Start. Como dito antes, a
trilha sonora tem um gostinho tipicamente brasileiro, e o esquema de
cores em verde, amarelo e azul não deixa dúvidas sobre a sede da Copa.
Para reforçar essa mensagem, 12 dos 21 novos estádios são brasileiros –
todos das cidades-sede – e a loja virtual do jogo está forrada de
artigos de antigas seleções brasileiras, com uniformes desde a década de
70 disponíveis.
A narração e os menus em português do Brasil não são apenas outra
língua, nesse caso, mas uma adição de primeira linha que a EA planejou
para um de seus maiores mercados de Fifa. Dublado por Tiago Leifert e Caio Ribeiro, já habituados com a franquia,
a versão brasileira é a que mais tempo arquivos de som entre todas, com
42 horas de dublagem, 4.500 linhas individuais e muitas piadas internas
e referências que só farão sentido para os brasileiros. Em um
determinado momento de nosso teste, Caio Ribeiro (que é ex-jogador, além
de comentarista) aproveitou um intervalo na partida para contar a
própria experiência naquele estádio.
No Brasil, o jogo será
lançado no dia 17 de abril, um mês antes do início da Copa, apenas para
Xbox 360 e PlayStation 3. Embora não haja confirmação sobre o preço
nacional neste momento, a Warner foi enfática em lembrar que a versão
para download também terá as adaptações para o Brasil, e que todas as
atualizações vão acontecer em tempo real para elas. A única dúvida que
paira, ainda, é se as adições feitas para este novo game 2014 Fifa Copa
do Mundo serão levadas para o Fifa 15, mas, quanto a isso, a EA
desconversa: “Fifa 15? Vai ter um FIifa 15 mesmo?”.
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Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/copa-do-mundo-fifa-brasil-2014-testamos-o-novo-game-da-franquia.html
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