Na cidade de São Paulo há uma polêmica construção que provoca discórdia. É o Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, via expressa elevada que parte do centro (Praça Roosevelt) e segue 3.400 metros em direção à Zona Oeste da cidade, onde desemboca no Largo Padre Péricles, em Perdizes.
Um dos problemas dessa obra – inaugurada em 1970 e construída a mando do então prefeito Paulo Maluf – é que as vias passam absurdamente perto das janelas de edifícios da região, o que obriga a restrição no horário de funcionamento das pistas (de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30, sem abrir aos domingos). Outra questão é que o elevado simplesmente instalou um teto nas ruas sobre as quais foi construído.
Muita gente defende a demolição da obra, citando exemplos de outras cidades que acabaram com seus elevados mal planejados. Esse movimento ganhou força nas redes sociais quando o colunista Marcelo Rubens Paiva publicou uma imagem da região da Praça Marechal Deodoro (acima) antes da construção do Minhocão. Atualmente é assim:
O Minhocão como espaço de lazer
Aproveitando-se das falhas de planejamento que obrigam o Elevado a permanecer fechado após as 21h30 e aos domingos, a população da região passou a utilizá-lo como espaço de lazer (até teatro acontece por lá) e para atividades físicas – correr, caminhar, andar de bicicleta, skate etc.
Isso só demonstra a carência da cidade por locais públicos de convívio e entretenimento. Sendo assim, há um grupo de pessoas que defende a conversão do Elevado em um parque permanente. Um dos argumentos dessa corrente é que não podemos demolir tudo o que está errado, é preciso saber lidar com os problemas de outra forma.
Um exemplo em Nova York
Em desuso a partir dos anos 80, uma antiga estrada de ferro novaiorquina parecia ter futuro certo: a demolição. No entanto, um grupo de pessoas decidiu se unir para preservar a estrutura. Esse foi o pontapé inicial para a criação do High Line, um incrível jardim suspenso cheio de verde que corta a paisagem urbana da metrópole.
Esse projeto parece ser a inspiração certa para o futuro do Elevado Costa e Silva, em São Paulo, privilegiando a vocação ao lazer que a população da cidade atribuiu a ele.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://somentecoisaslegais.com.br/arquitetura-2/um-jardim-suspenso-nos-eua-pode-servir-de-exemplo-para-o-futuro-minhocao-em-sp
0 comentários:
Postar um comentário