Apesar de ter sido criada há algum tempo, a holografia ainda desperta curiosidade e dúvidas em muitas pessoas. A tecnologia é uma espécie de “fotografia tridimensional” e funciona por causa da propriedade ondulatório da luz. Enquanto as fotos tradicionais registram somente a intensidade das ondas luminosas, a holografia grava, também, as saliências e vales das ondas, criando imagens em relevo com o auxílio de raio laser. O resultado a gente já conhece em filmes, shows e uma série de invenções que surpreendem.
Luva inteligente promete ensinar qualquer um a desenhar; entenda
Inventada em 1948, a tecnologia dos hologramas é obra do físico Dennis Gabor, da Húngria, e rendeu nada mais, nada menos, que o Nobel de Física em 1971 ao criador. Mas o que essa invenção tem de tão especial assim? Para que um holograma
seja feito é preciso fonte de luz propagada em somente uma direção
(como o laser) e um filme hipersensível. A luz do raio é dividida em
dois feixes: um ilumina o objeto e a reflete sobre o filme e o segundo
ilumina diretamente o filme.
Hoje em dia não é preciso ir tão longe para ver um holograma, ele pode
estar até na sua carteira. Aquelas figuras brilhantes e manchas
coloridas de um cartão de crédito, usadas para evitar falsificação, são
hologramas – apesar de não aparentarem nada de impressionante.
Por outro lado, o holograma pode até “reviver” alguém e isso já aconteceu: já vimos shows de personalidades como Cazuza, Michale Jackson, Tupac Shakur e Renato Russo com imagens holográficas em cima de um palco.
Isso não quer dizer que a maneira mais interessante da holografia não possa chegar às nossas mãos. Na China, já há o primeiro celular com holograma do mundo. O Takee 1 é o primeiro smartphone da Xiaomi e possui sensores de movimento – que acabam com a necessidade de tocar o aparelho. Além disso, são quatro câmeras nos quatro cantos do dispositivo que permitem a visualização de imagens holográficas, assim como o rastreio do olhar.
A Microsoft também nos ajuda a ir para cenas como do filme “Minority Report”. A empresa está em fase de testes do computador HoloLens, dispositivo de realidade aumentada que mais se parece com um óculos do que com um computador como você conhece.
HoloLens: conheça melhor o novo dispositivo de holograma da Microsoft
Se misturada a outras tecnologias, a inovação pode ir além. A Intel apresentou na CES 2015 um protótipo de tela que projeta imagens sensíveis ao toque, algo que já havia sido pensado por empresas menores. Com a tecnologia RealSense – sensor de objetos capaz de aumentar a inteligência a diferentes objetos – as imagens se tornam interativas. Porém, o projeto não está em fase inicial de produção e ainda não foi dito para quê a tecnologia será usada.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/conheca-origem-dos-hologramas-e-aplicacoes-da-tecnologia-hoje.html
0 comentários:
Postar um comentário