As placas de vídeo são componentes de extrema importância para um computador. Atualmente o mercado tem duas concorrentes que se destacam: a Geforce, linha da Nvidia, e a Radeon, da AMD. Mas qual delas é a ideal para mim? O Techtudo preparou um texto comparando as duas linhas, tudo para tentar te ajudar a escolher o melhor aparelho para você.
Workstation móvel Precision M3800 tem alta velocidade e tela Ultra HD 4K
Preços
Nesse caso, o preço não é um requisito crucial na hora da escolha. Isso porque ambas as linhas têm os mesmos valores médios, que podem ir de R$ 300 a R$ 9.000. O preço sobe conforme as placas se tornam mais complexas e robustas.
Variedade de modelos
A Geforce oferece mais modelos que a Randeon, pelo menos nos respectivos sites oficiais. A empresa também tem categorias que ajudam na escolha da placa: Geforce (mais simples), Geforce GTS e GT (melhor desempenho para vídeos e fotos e gráficos de alta resolução) e Geforce GTX (alta tecnologia para gamers). Assim, nesse aspecto a Nvidia sai na frente.
As duas empresas separam suas placas em específicas para notebooks, desktops e work. Dessa maneira, é mais fácil fazer uma escolha.
Desempenho
Para avaliarmos o desempenho das linhas e entender as principais diferenças entre os modelos, comparamos duas placas de vídeo dentro da mesma faixa de preços. A placa de vídeo VGA GibaByte Geforce GT210 tem 1G de memória e resolução máxima de 2560 x 1600. A VGA PowerColor Radeon HD6450 tem exatamente as mesmas especificações.
Comparamos, também, as placas mais caras de cada linha. As definições também são similares. Porém, quando se pode investir mais, é possível escolher placas com especificações que mais combinem com o gamer. Nesse quesito, as marcas empatam.
Suporte técnico
Ambas empresas possuem diversas informações em seus sites, incluindo uma página de download de drivers, o que facilita em muitos casos. A Geforce diz que se uma placa tiver problemas, é preciso entrar em contato com o fabricante. Já a Radeon não tem nada específico em seu site para suporte.
0 comentários:
Postar um comentário