Usualmente utilizamos a expressão bode expiatório quando alguém leva a culpa por algo que não é responsável, o bode expiatório é quase um laranja, a grande diferença é que normalmente o laranja tem algum grau de consciência de sua ação criminosa, o bode expiatório não.
A origem da expressão Bode Expiatório é antiga, remonta aos tempos bíblicos. Em alguns relatos judaicos temos o chamado “dia da expiação”, um ritual de sacrifício e purificação. Expiação, por sua vez significa castigo ou punição imposta a um delinquente.
Na cerimônia eram levados dois bodes, um deles era sacrificado e ao outro (o bode expiatório) era transmitido por meio de orações, todos os pecados dos israelitas, em seguida o animal era enviado para o deserto, levando consigo todo as transgressões alheias.
Com o passar dos tempos, a expressão passou a definir os grupos de pessoas ou indivíduos, que assim como o bode do deserto, não tinham poder ou capacidade de lutar e acabavam por ficar com a culpa. E você já culpou algum inocente hoje?
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/fYO-TTmKLA4/origem-da-expressao-bode-expiatorio.html
0 comentários:
Postar um comentário