Na hora de definir a compra de um novo computador, é importante saber se quantidade de memória RAM oferecida ao sistema é adequada às atividades do usuário. O TechTudo vai ajudá-lo a descobrir o quanto você precisa para que as tarefas sejam executadas sem problemas. É importante não confundir a memória RAM com o espaço de armazenamento de dados no disco rígido. Quando nos referimos a ela, estamos falando sobre um elemento do hardware que pode ter um impacto decisivo na performance da máquina.
O que é memória RAM?
Qualquer sistema operacional precisa de uma determinada quantidade de memória para operar. No caso dos PCs, ela serve para carregar arquivos, serviços do sistema e facilitar a vida do processador, evitando que ele fique sobrecarregado. Quando o usuário decide copiar toda a sua pasta de músicas, que contenha, digamos 10 GB de arquivos MP3 para um HD externo, é a memória que se encarregará de armazenar dados sobre a origem e o destino da pasta. Se por algum motivo a cópia falhar, você pode ter a convicção de que nenhum dado foi perdido, afinal eles foram alocados na memória do sistema.
Perfis
De 2 a 4 GB de RAM
Kingston é uma das marcas mais comuns e eficientes
no custo x benefício (Foto: Reprodução/Tom's Hardware)
Algumas pessoas usam o PC apenas para navegar na Internet, editar documentos em algum software de texto e, eventualmente, assistir a algum conteúdo por streamming. Nesse cenário, de uso bem doméstico, suas necessidades são plenamente atendidas por computadores que tenham 2 GB de RAM.
Contudo, como máquinas com esta quantidade de memória tendem a ser mais simples, caso considere pouco, é indicado investir em algo com o dobro de RAM.
8 GB de RAM
Gamers de orçamento mais restrito, editores de imagens e quem gosta de ter um computador mais parrudo, podem considerar esta quantidade de memória. Um total de 8 GB de RAM DDR3, por exemplo, é o quanto a Microsoft determinou para o novo Xbox One.
No caso dos notebooks, qualquer portátil com 8 GB de RAM é vendido numa faixa de preço acima dos R$ 3 mil. Se estourar o orçamento, vale lembrar que é possível comprar um laptop ou desktop com menos memória e adicionar outro pente.
Em relação aos portáteis, grande parte permite acesso facilitado ao compartimento de memória para que novos pentes sejam adicionados. Dependendo da política do fabricante, a operação sequer rompe a garantia do produto.
16 GB de RAM
Se seu perfil exige 16 GB de RAM, considere memórias de marcas como a Corsair, Patriot e OCZ (Foto: Divulgação)
Profissionais envolvidos com edição de vídeo de alta resolução (conteúdos em 3D, resolução 4K, material para cinema) precisam de máquinas com hardware vigoroso, e isso, claro inclui a memória RAM. Por isso, devem considerar quantidades bem altas de memórias. Em relação aos jogadores, atualmente, não há nenhum game que dependa de 16 GB para rodar com toda a qualidade possível. Mas isto é só uma questão de tempo.
Caso o usuário se encaixe no perfil dos 16 GB de RAM, é necessário ficar atento a alguns detalhes, especialmente se for montar o computador sozinho. Ao escolher os pentes de memória (dois de 8 GB ou quatro de 4 GB), deve ficar atento às frequências de cada módulo e às especificações de sua placa-mãe.
Ao comprar, por exemplo, um pente de 8 GB que roda a 1600 MHz e outro que rode a 1333 MHz, a placa-mãe vai nivelar a memória por baixo, fazendo com que os dois trabalhem na menor frequência comum. É bom ficar de olho, também, no valor máximo de frequência suportado pela a placa e no limite de memória que ela suporta. O mais comum, hoje, é que as placas aguentem “só” 32 GB de DDR3.
Quer saber como testar erros na memória RAM? Pergunte no Fórum do TechTudo!
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/08/como-escolher-quantidade-ideal-de-memoria-ram-para-seu-computador.html
0 comentários:
Postar um comentário