A utilização de formulários RSVP (Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”) é uma prática comum entre os profissionais que atuam na organização e planejamento de eventos. O que nem todos sabem, é que o Google Drive também oferece uma ferramenta para automatizar a coleta de informações e apurar as respostas. O TechTudo mostra o passo a passo para criar esse tipo de formulário no serivço de nuvem do Google.
Google atualiza Formulários com novas funções e vídeos do YouTube
Passo 1. Acesse o Google Drive e clique no menu “Criar > Formulário”;
Criando um formulário (Foto: Reprodução/ Google)
Passo 2. Dê um título para o formulário e escolha um modelo entre papel timbrado, revista, papel de carta e outros. É possível alterar o modelo depois, portanto não se preocupe;
Escolhendo um tema para o formulário (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 3. Por padrão, você inicia editando a primeira pergunta do formulário. Assim que fizer isso, adicione informações extras para tornar sua questão ainda mais clara e evitar que as pessoas tenham dúvidas ao responder. Caso se trate de uma pergunta com respostas pré-definidas, basta ir digitando as opções para que novos campos surjam automaticamente;
Criando uma pergunta (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 4. Se deseja alterar o tipo de campo da pergunta, basta clicar na caixa de seleção do item “Tipo de pergunta” e escolher entre as opções disponíveis. É possível pré-definir se, por exemplo, a resposta será múltipla escolha, caixa de seleção, caixa de textos e etc.
Existem diversas opções de tipo de resposta (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 5. Clique no menu “Adicionar item” para acrescentar novas perguntas ao formulário. Além disso, é possível adicionar, por exemplo, imagens, vídeos ou textos entre as questões;
Adicionando um item no formulário(Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 6. A qualquer momento, clique em “Ver formulário publicado” para ter uma ideia de como está ficando o resultado final. Observe o exemplo abaixo com um RSVP de casamento;
Visualizando o resultado (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 7. Após concluir a criação do formulário, é necessário escolher o destino das respostas, ou seja, onde elas ficarão armazenadas para consulta posterior. Para isso, basta criar uma planilha. Clique no menu “Escolher o destino da resposta” e clique em “Criar”;
Armazenando as respostas do formulário (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 8. Para tornar o formulário acessível aos convidados, clique em “Aceitando respostas”;
Planilha com a tabulação dos resultados (Foto: Reprodução/João Paulo Carrara)
Passo 9. É hora de compartilhar seu formulário. É possível enviá-lo aos convidados incluindo endereços de e-mail ou contatos nas redes sociais. Clique em “Arquivo > Enviar formulário”. Em seguida, escolha os destinatários e compartilhe com todos clicando em “Concluído”!
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Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/como-criar-um-formulario-de-rsvp-para-festas-e-eventos-no-google-drive.html
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