A Microsoft acaba de liberar ao público os códigos-fonte do seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS 1.1 e 2.0, e da primeira versão do Microsoft Word para o Windows 1.1. A iniciativa é realizada em parceria com o Computer History Museum (Museu Histórico do Computador, em inglês) e chega cerca de 30 anos depois do lançamento dos programas aos computadores dos usuários de todo mundo.
Mais de 10% dos computadores Brasil ainda usam Windows XP, diz pesquisa
Vale lembrar que código-fonte é o texto original criado em linguagem de programação, que permite que um compilador específico gere uma versão de um software. Isso pode, a partir de então, ser rodado em algum sistema operacional. Com um código-fonte em mãos, desenvolvedores podem entender os detalhes de programação dos softwares a aprender melhor como eles funcionam e foram programados.
No caso do MS-DOS e do primeiro Word para Windows, que já têm três décadas, a liberação dos códigos para o público servirá, principalmente, para agregar conhecimentos para a educação sobre a história da computação.
O MS-DOS nasceu em 1981 a partir da aquisição do sistema operacional 86-DOS, criado pelo engenheiro Tim Paterson, contratado naquele ano pela Microsoft. O projeto teve participação da IBM.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/microsoft-libera-codigo-fonte-do-ms-dos-e-do-word-para-windows-11.html
0 comentários:
Postar um comentário