Preocupado com a fragilidade e com o destino das informações pessoais armazenadas no em seu smartphone? Pois saiba que qualquer smartphone Android pode ficar mais seguro. Inspirado no BlackPhone, novo celular que prioriza a privacidade de seus donos, o TechTudo procurou vários recursos usados nele e diversos outros apps que podem tornar seu aparelho ainda seguro contra ataques maliciosos. Conheça alguns deles na lista abaixo:
Vírus do bem? Listamos algumas pragas virtuais do passado com funções curiosas; veja
Telefonia & Mensageiro
- DiDi
Dedicado a ligações e mensagens de texto, este app adota segurança de nível militar, de 256-bit. O conteúdo é todo criptografado e, além da troca de mensagens, o DiDi tem adesivos ilimitados, 10 TB de armazenamento na nuvem, chats em grupo e compartilhamento de arquivos multimídia. Um belo substituto para o WhatsApp, pois é de graça, compatível com Android e iOS, e os desenvolvedores garantem que não têm intenção de venderem este app para ninguém.
O ChatSecure usa clientes OTR de criptografia, ou seja, um combinado de tecnologias capazes de impedir que quaisquer outros usuários tenham acesso ao bate-papo entre duas ou mais pessoas. Privado, seguro e ilimitado para a troca de mensagens de texto, este mensageiro roda no iOS e no Android.
- Ostel
Assim como o ChatSecure, o Ostel foi desenvolvido pelo The Guardian Project. Se um é para mensagens, o outro é para voz. Com o Ostel, usuários que têm um Android, iPhone, Blackberry, Nokia, Windows, Mac OS X ou GNU/Linux podem fazer ligações ilimitadas via web, com toda a privacidade.
Você já viu páginas com "Erro de Segurança: o certificado de segurança do site não é confiável"? Saiba mais no Fórum!
Buscas & Navegação
A busca por conteúdo em sites de pesquisas com o Google faz com que seu dispositivo e os servidores guardem informações sobre você. Muitas pessoas não gostam disso, e o Disconnet Search vai ajudar quem se enquadra nesta categoria. Antes limitado a um buscador online, agora o serviço também tem um aplicativo para Android que permite fazer pesquisas sem que seus dados sejam gravados.
- Orweb
A navegação no Orweb é totalmente anônima, sem salvar o histórico, dados de login e senha ou qualquer informação. É um browser web normal, completo, mas com o grande diferencial da privacidade. Porém, precisa de um plugin chamado Orbot para que o usuário possa se contar à rede. Funciona só no Android.
Compartilhamento de arquivos
A troca de arquivos é uma das ações mais monitoradas na web, mas este app multi-plataforma oferece 2 GB de memória grátis e garante guardar, usar, sincronizar e compartilhar conteúdo com privacidade. Segundo os desenvolvedores, nem mesmo seus servidores sabem o que estão armazenando exatamente.
A marca BitTorrent já é famosa, e o Sync é o aplicativo "do momento" na empresa. Ainda em desenvolvimento, o serviço funciona como uma espécie de Dropbox pessoal: sem mandar arquivos para servidores externos, ele cria um link direto, criptografado, via torrent, entre seus dispositivos, sem limite de velocidade ou armazenamento. Funciona no PC e MacOS, e nos celulares WP8, Android e iOS.
E-mail
Enviar mensagens de correio eletrônico com privacidade é a tarefa deste app. Ele é um cliente de e-mail para Android com suporte a vários formatos e compatível com os serviços mais populares de e-mail. Destaca-se pelos recursos criptográficos, como assinatura eletrônica, verificação de certificados e a criptografia de mensagens.
Proxy
- TunnelBear
Para quem não quer que seu dispositivo seja rastreado acessando um conteúdo online, o proxy é uma boa opção. E o TunnelBear, já famoso na web, funciona com qualquer dispositivos móveis com Android e iOS. A ferramenta mascara o IP que o aparelho utiliza e permite utilizar outros, até em outras regiões geográfica, no lugar. Ótimo para acessar, por exemplo, sites e serviços exclusivos a certos países.
A exemplo do Tunnel Bear, o VPN in touch também funciona para “esconder” os dados de navegação dos aparelhos. Pode ser usado para “desbloquear” sites que certas redes bloqueiam, como redes sociais e mensageiros. Tudo de maneira anônima, sem nenhum tipo de identificação.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/04/transforme-seu-android-em-um-blackphone-apps-para-deixar-o-smart-mais-seguro.html
0 comentários:
Postar um comentário