O iOS 8 finalmente é oficial. A Apple anunciou a nova versão do seus sistema operacional para iPhones, iPads e iPods Touch. A atualização segue o mesmo padrão visual introduzido no ano passado, mas chega recheada de recursos como o HealthKit, app voltado para a saúde, e o novo teclado QuickType. O update está previsto para chegar a partir de setembro.
WWDC 2014: Apple apresenta os sistemas iOS 8 e OS X Yosemite
Antes de apresentar o novo sistema, Tim Cook, CEO da Apple, aproveitou para dar uma “alfinetada” básica no Android. Segundo ele, 89% dos usuários rodam a última versão do iOS, enquanto no sistema do Google a proporção é de apenas 9%. Outra crítica feita pelo diretor-executivo da Apple é a vulnerabilidade do Android, que concentra 99% dos malwares para dispositivos móveis. Após essa introdução o iOS finalmente veio à tona.
iOS na era da saúde
A Apple apresentou sua principal aposta para colocar o iOS na nova tendência de soluções voltadas para saúde e bem-estar do usuário. Trata-se do Healthkit, um hub que promete reunir todas as informações a respeito da saúde do usuário. Com ele, o usuário poderá monitorar suas atividades, gerenciar aplicativos de terceiros e agrupar informações como peso, queima de calorias e pressão arterial, uma das principais funcionalidades apontadas para o iWatch.
Notificações mais intuitivas e foco nos gestos
Com o novo iOS, os usuários não precisarão mais abrir um aplicativo novamente para responder uma notificação. Basta fazer um movimento swype para responder um convite ou até mesmo digitar uma mensagem no iMessage. Outra possibilidade é curtir ou comentar uma atualização no Facebook sem sequer abrir o app da rede social.
A central de notificações terá suporte a Widgets de aplicativos de terceiros, uma função bastante aguardada. Com isso, os usuários poderão conferir, por exemplo, placares esportivos diretamente ou ofertas em aplicativos de lojas online em um único espaço.
A Apple incluiu ainda atalhos para os contatos recentes no multitarefas do sistema. Basta dar um duplo toque no espaço para ver as últimas pessoas com a qual você se comunicou. Ao escolher um, é possível fazer ligações, enviar mensagens ou outras atividades sem sair do multitarefas.
O aplicativo de e-mail também foi renovado com suporte a comandos via swype. A partir de agora, basta deslizar o dedo na tela para marcar uma mensagem como lida, sinalizá-la e excluí-la.
QuickType: um novo e mais rápido teclado
O teclado do iOS também ganhou novidades para torná-lo mais rápido. Trata-se do QuickType, que sugere palavras enquanto o usuário digita no seu dispositivo. A funcionalidade, não chega a ser uma novidade, mas promete facilitar bastante a vida dos usuários de iPhone e iPads. O novo teclado será capaz ainda de sugerir palavras de acordo com um texto recebido, como antecipar a provável resposta para um convite.
Caso não esteja satisfeito, os usuários poderão ainda usar aplicativos de terceiros como teclado do sistema. Com isso, finalmente será possível usar o teclado por gestos swype no seu smartphone ou tablet.
Teste antes de comprar na App Store
A loja de aplicativos do iOS agora oferece a possibilidade que usuários tenham acesso ao Preview de um aplicativo antes de comprar. Além disso, os desenvolvedores poderão convidar donos de iPhones e iPads para usar a versão beta de seus novos apps.
Edição de fotos apuradas
A galeria de imagens do iOS também ganhou uma renovação básica. A partir de agora, os usuários poderão ter um controle maior na edição de imagens, com uma interface muito mais intuitiva, sendo possível conferir as mudanças o “antes e depois” das foto. Além disso, a busca por imagens e integração com o iCloud também foram aprimorados.
Novo iMessage à lá WhatsApp
O iMessage teve novidades reveladas: a partir de agora, o aplicativo da Apple terá suporte a conversas por grupo. Além disso, será possível também enviar mensagens de voz, vídeos e até a localização, de forma bastante similar ao WhatsApp.
Family Sharing
A Apple também deu um passo na integração entre diferentes iDevices em uma mesma casa. A partir de agora, até seis dispositivos iOS poderão compartilhar informações como vídeos, fotos, músicas e até conteúdo comprado pelos aparelhos sem gastar nenhum centavo a mais. Além disso, os pais poderão responder nos seus iPhones solicitação para que os filhos tenham acesso a um app ou faça compras com o seu cartão de crédito.
Siri sem usar as mãos
A partir de agora, o usuário não precisará mais tocar no botão home para ativar a assistente virtual Siri. Basta dizer “Hey Siri” e o recurso será ativado automaticamente, de forma bastante similar ao Google Now do Moto X. O aguardado suporte ao Português, porém, ficou de fora mais uma vez.
HomeKit: controle sua casa pelo iPhone ou iPad
Outra funcionalidade bastante aguardada que veio à tona é o HomeKit, uma espécie de central de automação para a sua casa. Com ela, será possível controlar lâmpadas inteligentes, verificar a fechadura das portas e dar comandos a qualquer eletrodoméstico com suporte a comandos remotos.
Integração com o Mac OS
A Apple deu um passo inédito na integração entre iOS e Mac OS. A partir de agora, é possível começar uma tarefa no telefone e continuá-la instantaneamente no computador e vice-versa. Por exemplo, se você está editando um documento no iWork do seu Macbook, poderá continuar no seu iPhone com um simples toque na tela de bloqueio do aparelho.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/06/wwdc2014-conheca-o-ios-8-com-novo-teclado-e-central-de-saude-healthkit.html
0 comentários:
Postar um comentário