Em tempos de conceitos coletivos como crowdsourcing, crowdlearning e plataformas de financiamento como Kickstarter e Catarse, a dinamarquesa Lego é, possivelmente, umas das empresas que melhor entendeu o espírito da coisa. Depois de anos envolvida com a criatividade de seus clientes e admiradores, a fabricante de blocos de montar descobriu que não são só os brinquedos que podem ser montados de pecinha em pecinha – mas também os projetos deles.
A cada três meses a marca promove, no site Lego Cuusoo, uma espécie de concurso para tentar encontrar possíveis designs para seus próximos produtos. Ali, cada aspirante a criador de um brinquedo submete suas ideias para aprovação do público. Se a sugestão agradar e alcançar a marca de 10 mil votos, o proponente passa a ter a chance de ver seu protótipo reproduzido em larga escala, depois de uma análise da marca, como parte de um novo conjunto de blocos de montar.
Neste mês de junho, quem faturou o prêmio – que também inclui 1% de participação no lucro das vendas - foi o usuário Perijove, colaborador da Nasa que criou, em setembro, de 2012 uma versão montável do Mars Curiosity Rover (foto). O produto final ainda está em desenvolvimento e não tem preço definido, mas deve chegar as lojas em breve. Legal,né?
Gostou da ideia e quer fazer um projeto próprio? Acesse o Lego Cuusoo, se cadastre e aproveite para conferir o que mais existe por lá: a casa dos Caça-Fantasmas, uma versão do carro/máquina do tempo DeLorean e até uma loja da Apple.
Via Laughing Squid
Imagem Lego Cuusoo
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/lego-usa-crowdsourcing-para-desenvolver-novas-versoes-do-brinquedo/
0 comentários:
Postar um comentário