O interesse por plantar hortaliças e temperos dentro de casa ou apartamento tem crescido tanto que canadenses desenvolveram um kit de jardinagem urbana para ser presenteado àqueles que não têm espaço suficiente para plantar uma horta. E o bacana: ele pode ser enviado pelo correio.
À primeira vista, o Patch é apenas um envelope grande e gordinho. O que compõe o seu recheio são alguns acessórios que o transformam em um vaso com bastões para o suporte, peças de plástico para a base e papel que forma o canal de rega. A planta a ser cultivada fica por conta do presenteado.
A principal função da base deste vaso é servir de reservatório para um sistema de sub-irrigação. Quer dizer que a água fica estocada no fundo e que as raízes absorvem apenas a quantia necessária para a planta. Assim não há risco de regá-la demais ou de menos. Apesar de nascer de um envelope, é um vaso inteligente.
O Patch é feito de um material chamado Tyvek – criado nos anos 80 –, muito denso e durável, com propriedades de papel, tecido e plástico. Pode ser lavado e reciclado. Em suas dimensões de 30cm x 15 cm X 15cm cabem dois litros de água e quatro de terra.
A startup Let´s Patch, criada para comercializar a invenção, distribuiu os envelopes para mais de 30 escolas da província da Colúmbia Britanica, no Canadá, em parceria com a ONG Growing Chefs, que promove a alimentação saudável entre crianças. O objetivo foi inspirar os alunos da região a plantar sua própria comida de maneira orgânica e prática. Agora a empresa tem planos de fabricar o envelope em maior escala.
Você convidaria seus amigos a se reconectar com a comida por meio deste presente?
Leia abaixo algumas reportagens sobre como montar uma horta dentro de casa e aproveite para compartilhar suas dicas!
Horta na janela
Horta em vaso: você pode plantar
Como ter uma horta dentro de casa
Horta em casa
Livro ensina a cultivar hortas e jardins dentro de casa
Três hortas de apartamento
Como montar uma horta em apartamento?
Fotos: Divulgação
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/horta-urbana-pelo-correio/
0 comentários:
Postar um comentário