Em 1976 uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Philip Zimbardo, elaborou uma uma experiência psicológica que investigaria o comportamento humano numa sociedade em que os membros eram definidos apenas pelo grupo.
De modo geral o estudo consistia em uma prisão simulada, onde alguns voluntários seriam os presos e os demais seriam os guardas do presídio, ele viveriam assim por 2 semanas.
Todos os participantes foram recrutados através de anúncio em jornal e no final do experimento, receberiam uma quantia em dinheiro. De um total de 75 inscritos, foram selecionados apenas 24, eles seriam os mais estáveis de saúde física e mental.
Os selecionados foram divididos em dois grupos, guardas e prisioneiros, a escolha se deu por pura “sorte“, em um cara ou coroa. Após os inícios dos trabalhos, a única orientação que receberam era que não poderia haver agressão física e os guardas deveriam manter a ordem do local.
Não seria surpresa imaginar que com o passar dos dias, as coisas iriam desandar, na verdade já era até esperado pelos pesquisadores. O que surpreendeu a todos, foi a rapidez com que isto aconteceu, para se ter uma ideia, o teste precisou ser cancelado no seu sexto dia.
Já no segundo dia ocorreu uma rebelião, os presos usaram suas camas para fazer barricadas impedindo a abertura das celas, e agrediam verbalmente os guardas. A revolta foi motivada pela imposição dos guardas em fazer varias contagens dos presos, inclusive de madrugada.
Para conter a rebelião, os guardas utilizaram extintores de incêndio como intimidação e colocaram os líderes o movimento na solitária. Daí em diante, o conflito generalizou-se, os guardas queriam manter a ordem e os presos exigiam tratamento humanizado.
No terceiro dia, um dos presos já falava desorientado, tendo crises de riso e choro, bem semelhante com o que ocorre com integrantes do BBB.
No sexto dia o experimento foi suspenso, os níveis de as agressões de ambos os grupos não poderia mais ser sustentado, um dos prisioneiros, já havia inclusive, iniciado uma greve de fome e foi posto na solitária.
Para conhecer um pouco mais sobre o Experimento da Prisão de Stanford, recomendo a leitura de matéria detalhada no site Kiai.med.br e o documentário em vídeo a baixo. (Áudio em inglês com legenda oculta)
Há também dois filmes baseados no experimento, um deles é o filme alemão “Das Experiment” de 2011 (A Experiência ‘pt’), nele o teste é levado ao seu extremo. Vale muito a pena assistir.
O outro longa que trata do assunto é o filme americano “The Experiment” de 2010 (Dentenção ‘pt’), este nada mais é que um remake do primeiro.
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/HPJowMgP_70/conheca-a-experiencia-da-prisao-de-stanford.html
0 comentários:
Postar um comentário