Muitas marcas e empresas de todos os tipos aproveitam o Facebook para fazer promoções e divulgar seus produtos. Embora essa prática seja permitida pela rede social, ela possui várias regras de conduta que regem como estes concursos e promoções devem ser feitos. O site proíbe uma das práticas mais comuns: pedir que usuários compartilhem conteúdo no feed de notícias pessoal em troca de algo.
Gaze: assista filmes ou vídeos do YouTube ao mesmo tempo com amigos
As regras para promoções estão listadas nos termos de uso de páginas e definem que todas elas devem ser feitas de forma lícita, seguindo as normas do país. Os posts devem conter as regras oficiais do sorteio, inclusive quaisquer termos ou requisitos, como restrições de idade ou local de residência.
Pode
A promoção precisa explicar o que pode acontecer com o usuário se ele participar do concurso e se é necessário preencher um cadastro. Todos os prêmios oferecidos também devem ser informados com antecedência. Outra exigência é deixar claro que o concurso não é endossado pela rede social.
Não pode
Já a promoção em si pode ser administrada pela página ou dentro de aplicativos, mas é proibido usar o feed de notícias ou conexões de amizade de pessoas para promovê-la. Isto significa que um usuário não pode ser obrigado a compartilhar conteúdo em seu próprio feed ou no de amigos para participar.
O Guideline de promoções (facebook.com/page_guidelines) diz:
"Linhas do tempo pessoais e conexões de amizade não devem ser
usadas para administrar promoções (por exemplo, “compartilhe em sua
Linha do tempo para entrar” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu
amigo para obter entradas adicionais” não é permitido)", explica. Isso inclui posts, notícias e links de qualquer natureza.
Portanto, se uma promoção pedir "compartilhe para ganhar", fique atento. Saiba como identificar falsas promoções no Facebook e denunciá-las. Duvide também do que a página ou site oferece em troca.
Via Facebook
0 comentários:
Postar um comentário