Você gostaria de saber a resposta definitiva para a pergunta: “Existe vida inteligente em outros planetas?” A resposta é simples e está descrita com perfeição matemática na Equação de Drake & Josh.
A equação foi proposta pelo astrofísico Frank Drake no ano de 1961 e foi formulada com um proposito bem especifico, estimar o número de civilizações em nossa galáxia, com as quais poderíamos ter chance de estabelecer algum tipo de comunicação.
A Equação de Drake N = R* . Fp . Ne . Fl . Fi . Fc . L é composta das seguintes variáveis:
- N – Número de civilizações extraterrestres na Via Lactéa com as quais poderíamos estabelecer comunicação.
- R* – Taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
- fp – Fração de estrelas formadas que possuem planetas em sua órbita
- ne – Número médio de planetas com potencial de desenvolvimento de vida por estrela que possui planetas.
- fl – Fração dos planetas com potencial para vida que desenvolvem vida.
- fi – Fração dos planetas que desenvolvem vida com inteligência.
- fc – Fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e possuem os meios necessários para estabelecer comunicação.
- L – Tempo esperado de vida de tal civilização
Ai você para e pensa, “bom… montar uma equação é fácil, quero vê é definir valores para as variáveis, realizar os cálculos e chegar em uma resposta precisa…”
Ai eu lhe digo… Frank Drake fez isso, ou pelo menos tentou. Ele estabeleceu os seguintes valores para sua equação: R* – estimado em 7/ano; fp – estimado em 0,5; ne – estimado em 2; fl – estimado em 0,33; fi – estimado em 0,01; fc – estimado em 0,01; L – estimado como sendo 10.000 anos.
Aplicando na fórmula temos a seguinte expressão: N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31, logo podemos afirmar que o número de civilizações extraterrestres na Via Láctea com as quais poderíamos estabelecer comunicação é 2,31. Agora o que esse valor significa? Eu não tenho a mínima ideia.
Os valores das variáveis são apenas palpites e já foram mudados várias vezes desde sua criação, Drake afirma que a precisão destes dependem muito da quantidade de informação que temos sobre a galaxia e principalmente do otimismo do palpiteiro que vai aplicar os valores.
O mais interessante sobre a Equação de Drake, é que mesmo depois que você a conhece e seus detalhes, ainda permanece a dúvida, existe vida inteligente em outros planetas?
Até o próximo Melhor do Planeta
Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/mundodrive/kZTC/~3/wBTCfcozAz0/equacao-de-drake-existe-vida-inteligente-em-outros-planetas.html
0 comentários:
Postar um comentário