segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TROPA DE ELITE 2 x TROPA DE ELITE 3 – A Realidade imita a ficção ou a ficção imita a realidade.


Bom dia a todos pessoal,



No dia 24 de novembro, finalmente consegui assisti o filme Tropa de Elite 2, que eu não poderia deixar de assistir depois de ver o primeiro e ter gostado muito. Só que depois do sucesso absoluto do primeiro filme da série (sucesso principalmente de vendas entre a turma dos camelôs do Rio), com certeza o sucesso do 2º filme estava quase que certo, e com certeza as filas do cinema estariam lotadas. Sabendo disso, eu tinha 2 alternativas, Assistir ao filme em um cinema do Rio ou aguardar as filas dos cinemas de niterói diminuir. Aguardei ansiosamente, e consegui assistir ao filme na quarta feira passada.




Bom, chega de lero-lero e vamos ao que interessa. Todos nós sabemos destes últimos acontecimentos aqui no Rio, que desde o dia 21 de novembro de 2010 está em guerra entre traficantes e polícias. Fui assistir ao filme com todos esses acontecimentos na minha mente, e sempre associando o filme com a nossa dura realidade, e o que me surpreendia mais é que a nossa realidade estava pior do que no filme. O filme desta vez é voltado totalmente ao Capitão Nascimento ou melhor dizendo Coronel Nascimento (Wagner Moura), e este por sua vez quase não deu chance a nenhum ‘aspira’, o aspira Matias (André Ramiro) agora virou o Capitão do Bope, apareceu pouco no filme, mais as poucas vezes que apareceu teve um papel muito importante e decisivo ao desenrolar do filme. Outro que roubou a cena (não só a cena, mais também o tráfico) foi o policial Major Rocha interpretado por Sandro Rocha, que implantou a milícia em alguns pontos do tráfico e esteve sempre querendo ampliar o seu território.

O foco do filme desta vez não fica somente na guerra do tráfico com o bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e a corrupção que há dentro da própria polícia, agora como o próprio filme diz ‘O inimigo agora é outro’, o Coronel nascimento briga praticamente sozinho contra a polícia corrupta que está totalmente envolvida com os políticos corruptos que por sua vez apoiam a milícia nos morros para garantir sua própria subexistência na política ou seja garantir seus próprios votos. A milícia consegue faturar muito mais que os traficantes pois não vive só do tráfico de drogas mas também ganha dinheiro estorquindo os comerciantes obrigando os mesmos a pagarem taxas, e controla outras coisas entre os moradores tais como segurança e ‘gatoNet’. No início do filme eles deixam bem claro que o filme é ficção e que qualquer semelhança seria ‘coincidência’ (não me lembro a frase exata), mas na minha opinião o filme abordou tudo o que realmente ocorreu no Rio nestes últimos anos, com toda a corrupção da mílicia como ela age ou agia e também com certeza deveria ter políticos corruptos por de trás da milicia.

O filme todo é muito bom, achei melhor do que o primeiro, pois ele tem bastante ação, e uma estória que é bem amarrada do ínicio ao fim, uma trama que aos poucos vai dando aos telespectadores o alimento necessário para entender o enredo do filme. Minha nota para este filme é 10, com certeza o melhor filme que o cinema nacional já fez, na minha humilde opinião.

Voltando para a nossa realidade de hoje segunda feira dia 29 de novembro de 2010, a polícia e toda a população carioca e fluminense estão muito orgulhosa dos policiais e todos os outros militares que com muita coragem subiram a comunidades que pareciam intransponiveis. Toda essa guerra vivida esta semana e o filme que eu vi exatamente na mesma semana em que o Rio esteve em guerra eu fico me perguntando... será que a vida imitou a arte? Ou a arte imitou a vida?

Bom pessoal está ai mais uma dica para o Diretor José Padilha fazer o tropa de Elite 3 ( este que nós vimos e acompanhamos ao vivo pelas redes de TVs ), que poderá abordar diversos assuntos, dentre eles as UPPs e toda essa força militar que o governo criou na invasão do complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro.

Vou deixar aqui algumas perguntas que ficam martelando na minha cabeça:

  • Com essas UPPs instaladas para onde irão fugir os bandidos?
  • Para onde foram aqueles 800 e poucos traficantes que diziam ter no complexo do Alemão?

Não vou responder e deixar que o leitor pense a respeito.

Espero que vejam o filme e gostem e até o próximo Melhor do Planeta.