quinta-feira, 10 de março de 2011

AS MELHORES CURIOSIDADES DO CHAVES DO PLANETA - COMO TUDO COMEÇOU...

"Lá vem o chaves, chaves, chaves todos os amigos olhando para o MELHOR DO PLANETA..."

Estimados internáuticos visitantes e amigos de todos os blogs, é com inenarrável prazer que vos escrevo sobre aquele que é considerado um fenômeno, que rompe as décadas e as fronteiras continetais para mostrar em pleno anos 2000 as mesmas piadas que nos fazem rir desde 1971 em estúdios feitos de isopô e cartolina. Quem poderia realizar tal travessura? Oras, Mas só podia ser o Chaves mesmo!!

COMO TUDO COMEÇOU?


Bem lá atrás, nos longínguos anos 50, Mr. Roberto Gomes Bolaños era um bem sucedido roteirista de radios, cinema e programas humorísticos, tanto que os 2 programas que disputavam o primeiro lugar de audiência da TV Mexicana ("Estudio de Pedro Vargas" e  "Cómicos y canciones") eram escritos por ele. Tal proeza fez com que em 1968, Chespirito (que tem um significado próximo à 'Pequeno Sheakespeare') foi contratado pela emissora TIM com a feliz oferta de usar em sua programação um espaço de meia hora em cada sábado. Assim surgiu Los Super Genios de la Mesa Cuadrada; de sua própria autoria.




O sucesso do horário foi tão grande que em 1970, a TV estendeu o tempo de transmissão para uma hora, o que fez com que Bolaños pudesse explorar sua imensa criatividade e compilar uma série de esquetes para o programa que passaria a ser chamar Chespirito (Uma espécie de Zorra Total, mas com qualidade, claro). Foi então que nasceram, nesse espaço, o personagem Chapolin Colorado e um ano depois o Chaves do Oito. Ambos personagens tiveram tal aceitação, que a emissora decidiu dar-lhes características de seriado com um dia da semana para cada um, com meia hora de transmissão e em horário nobre.




Detentora do recorde de tempo no ar desde a sua criação, que soma mais de três décadas, é reprisada exaustivamente em vários canais da América Latina e conta com uma legião fiel de fãs que, graças ao caráter familiar do seriado, vão do tele-espectador médio, que se diverte só com as cenas de queda e bolo na cara, à audiência cult, apreciadora dos diálogos e que cresceu assistindo ao programa. Um dos traços mais marcantes na série inteira é o fato dos personagens, incluindo os infantis, serem representados por adultos.

Elenco principal do Chaves


VEJAS ALGUMAS CURIOSIDADES DO CHAVES:


- A Televiva  não pagava os custos do programa, e como o criador não tinha muito dinheiro suficiente, teve que fazer os cenários com isopor, cartolina e papelão. As cadeiras, janelas, pedras e pisos eram feitos de isopor, as paredes de papelão e os quadros de cartolina com armação de isopor.

- Nas esquetes iniciais, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador da vila. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis. 

- O nome "El Chavo del Ocho" é uma referência à emissora de TV que o produzia originalmente que era no Canal 8. Depois, a emissora se uniu a uma outra formando a Televisa, e o "8" passou a ser a suposta casa do Chaves, o que cria o mistério da série, já que não se sabe onde ele realmente mora.

- Chespirito e Florinda Meza Garcia iniciaram um relacionamento em 1978 (que dura até hoje)

- Carlos Villagrán (Kiko) era somente um fotógrafo antes de atuar em Chaves

- O barril do Chaves desaparece no episódio Quico fica doente, versão 1

- Há 6 personagens na escola que nunca foram chamados. Três tem nome: Higino, Elisabete e Verônica.

- Rubén Aguirre (o Professor Girafales) antes de ser ator, era um alto executivo da Televisa. Alto mesmo, com 1.95m.

- Kiko vive chamando o Seu Madruga de "gentalha", mas somente uma vez ele revidou! E disse: "Chiquinha, eu já te falei pra não se misturar com mocorongos almofadinhas!".

- O querido personagem Sr. Barriga mora na Rua Baleia, esquina com a Rua Cachalote, na Vila dos Elefantes. 

- Em 2000, a Televisa – emissora mexicana – dedicou um dia inteiro, no Canal 2, “El Canal de las Estrellas”, para homenagear Roberto Gómez Bolaños “Chespirito”. Na homenagem, amigos pessoais, celebridades internacionais e intelectuais falaram de sua admiração pelo comediante e, todos, coincidiram que ele é inigualável. Um dos momentos mais emocionante ocorreu quando Carlos Villagrán, intérprete do Quico, que estava na platéia, subiu ao palco e abraçou Roberto. Ambos, não viam-se há mais de 20 anos.


26 COISAS QUE O CHAVES MUDOU EM NOSSAS VIDAS:


1. Seria muito melhor ter ido assistir o filme do Pelé.
2. É possível dever somente 14 meses de aluguel durante 30 anos
3. Quando beber uma limonada é possível que, na verdade, seja de tamarindo com gosto de maracujá.
4. As crianças mexicanas tem rugas.
5. Brasilia já foi carrão.
6. Existe uma fruta chamada tamarindo.
7. Devemos deixar os outros fazerem nosso trabalho para evitarmos a fadiga.
8. A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.
9. Azul escuro em inglês é blue marinho.
10. Equilibrar cabo de vassoura com o pé é maneiro.
11. Alguns móveis são feitos de isopor.
12. Portas também.
13. Socos têm barulhos de sinos.
14. Leite é muito parecido com cimento.
15. ?Quero ver outra vez seus olhos olhinhos em noite serena? é a talvez a única música mexicana que metade da população brasileira conheça.
16. Um cabo de vassoura com um lençol amarrado na ponta equivale a uma mala.
17. Alguns alunos são tão tímidos que nem os professores percebem sua presença em sala de aula.
18. Ninguém tranca as portas nas vilas mexicanas.
19. Qualquer Mcdonalds da América do Sul lucraria caso vendesse o Mc Sanduíche de Presunto.
20. Hector Bonilha é o Antonio Fagundes acima da linha do Equador.
21. As pessoas boas devem amar seus inimigos.
22. Não é indicado deixar uma máquina de lavar no meio da sala.
23. Bolinhas de tênis de mesa são parecidíssimas com ovos.
24. Pirulitos podem ter o tamanho de raquetes de tênis.
25. Os roteiristas da série não sabiam o que era a aritmética.
26. Se você é jovem ainda um dia velho será.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Carro todo coberto de Câmeras Fotográficas

Bom dia a todos,




Parece carro de cinema, de algum filme, ou de algum maluco exótico, mas esse carro é simplesmente feito de câmeras fotográficas.

 Pois é, esse é o caso do Cameravan, uma van cheia de câmeras fotográficas coladas, em sua lataria. E o mais bizarro é que faz o maior sucesso entre os turistas. Seria o carro perfeito para a Google Street View não acham!?






























Espero que tenham gostado,


Até o próxio melhor do planeta.





10 Curiosidades sobre o Carnaval

Boa tarde a todos,


- Você sabe porque que o carnaval todos os anos tem uma data diferente?
- Sabe o porque da quarta feira de cinzas?
- Como o ínicio do carnaval é conhecido no Brasil?
- Como surgiu o primeiro desfile de carnaval aqui no Brasil?
- Sabe quando e onde o samba surgiu?

Vejam abaixo as respostas para essas perguntas e outras curiosidades a mais...




1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada “Saturnais”. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfile. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.
2º. A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.
3º. De lá para cá, o Carnaval foi mudando aos poucos de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).
4º. No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.
5º. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.
6º. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.
7º. Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo a Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, o grupo criou a música O Roceiro, que caiu no gosto do povo. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo – Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata – reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.
8º. O nome do ritmo é de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ela deriva do termo samba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.
9º. O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português. O dicionário diz que entrudar significa molhar com água, empoar de goma ou talcos, fazer peça. E a farra era esta mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e durava três dias, do domingo até a terça-feira gorda.
10º. Com o passar dos anos, a brincadeira foi ficando mais agressiva. Água suja, farinha e talco lambuzavam as roupas dos brincalhões. Limões, laranjas e ovos eram atirados em quem estivesse na rua. Logo surgiu uma lei proibindo o entrudo. Em 1854, um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) determinou que a partir daquela data o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. O entrudo à seco se transformou no Carnaval.



Até o próximo melhor do planeta